A Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou nesta quarta-feira a imagem de um mapeamento térmico realizado na região do Ártico. Na imagem é possível visualizar o aumento do calor na região entre o ano de 1981 e o ano de 2008, provocando a diminuição gradativa da calota de gelo polar. As informações são da Nasa.
Pesquisas recentes mostram que o Ártico está esquentando três vezes mais rápido que o restante da Terra. Na imagem, as zonas de cor alaranjado intenso mostram os picos de temperatura.
Cientistas relacionam as temperaturas mais altas às emissões de gases-estufa, às quais se atribui o aquecimento global.
Na última terça-feira, exploradores no extremo norte do Canadá relataram ter sido atingidos por uma chuva de três minutos no fim de semana. Para eles, este é um claro sinal de que o Ártico está esquentando rapidamente.
Choveu na base da equipe perto da ilha Ellef Rignes, cerca de 3,9 mil quilômetros ao norte da capital do Canadá, Ottawa. "É definitivamente chocante... o sentimento geral dentro da comunidade polar é de que a chuva no extremo Ártico canadense em abril é um acontecimento estranho", disse.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário