• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sonda Mars capta imagem de cratera gigante em Marte

Com aproximadamente 1,4 km, essa é a maior formação resultante de impactos em Marte
Foto: Nasa/Divulgação

A agência espacial americana, Nasa, publicou no seu site uma imagem de uma pequena porção do quadrante noroeste de bacia Hellas Planitia em Marte. A imagem foi obtida pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter .

Hellas Planitia, também conhecida como Bacia de Impacto Hellas, é uma imensa cratera localizada no hemisfério sul do planeta Marte. Com um diâmetro de aproximadamente 1,4 km, é a maior formação resultante de impactos no planeta.

A área possui uma grande quantidade de feições nada comuns, as quais se imaginava serem antigas devido a alta densidade. A cratera dentro da Hellas foi preenchida com material que pode estar relacionado a atividades vulcânicas no anel noroeste da bacia.

Esse preenchimento pode também estar relacionado com a presença de água e de gelo. Segundo a Nasa, existem evidências de que o solo neste local é rico em gelo. A câmera HiRISE será usada para investigar essa região com um detalhe maior quando a bacia estiver livre da poeira atmosférica.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: