• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Astrônomos fotografam exoplaneta em movimento

O exoplaneta tem a menor órbita já detectada em exoplanetas observados diretamente em imagens, situando-se quase tão perto da sua estrela como Saturno está do Sol.[Imagem: ESO/A.-M. Lagrange]

Astrônomos conseguiram, pela primeira vez, seguir o movimento de um exoplaneta à medida que ele move de um lado da sua estrela para o outro.

O exoplaneta tem a menor órbita já detectada em exoplanetas observados diretamente em imagens, situando-se quase tão perto da sua estrela como Saturno está do Sol.

Os cientistas acreditam que este planeta pode ter-se formado de modo semelhante aos planetas gigantes do Sistema Solar.

Como sua estrela é bastante jovem, esta descoberta mostra que planetas gigantes gasosos podem formar-se no interior de discos de poeira em apenas alguns milhões de anos, uma escala de tempo curta em termos cósmicos.

Disco de poeira cósmica

Com apenas 12 milhões de anos, ou seja menos de três milésimas da idade do Sol, a estrela Beta Pictoris tem 75% mais massa do que a nossa estrela.

Situada a cerca de 60 anos-luz de distância, na direção da constelação do Pintor, este objeto é um dos exemplos mais conhecidos de uma estrela rodeada por um disco de poeira e restos de matéria.

Os discos de restos de matéria são compostos por poeira resultante da colisão entre corpos celestes grandes, como planetas embrionários ou asteroides. São uma versão ampliada da poeira zodiacal do nosso Sistema Solar. O disco em torno de Beta Pictoris foi o primeiro a ser obtido em imagem e sabe-se agora que ele se estende até cerca de 1.000 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

Observações anteriores mostraram uma deformação do disco, um disco secundário inclinado e cometas em rota de colisão com a estrela. "Estes sinais eram indiretos, mas indicativos da presença de uma planeta de grande massa e as nossas novas observações demonstram este fato de forma definitiva," diz a líder da equipe, Anne-Marie Lagrange.

Fonte: Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: