• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Astronomia brasileira de luto dá adeus ao Prof. Marcomede Rangel


Por Dennis Weaver
Membro Fundador do CASF

Hoje os astronômos amadores brasileiros sentem o silêncio de uma voz de rara alegria e entusiasmo pela Astronomia.
Marcomede Rangel Nunes era reconhecido por todos como um exímio divulgador da ciência astronômica e figura humana ímpar.

Muitos como eu tiveram seu auxílio em projetos através de seu conhecimento e entusiasmo contagiante. Sempre disponível,sua sala próxima do museu de Astronomia e ciências afins era parada obrigatória para um bom papo,risadas e fotos,um hobby que ele cultivava tornado-se  lendário pelas imagens de lugares,eventos e pessoas ligadas a Astronomia. Bem humorado passeava pelo ON com a desenvoltura de um menino, fazendo gestos, sons impronunciáveis, piadas sobre tudo. Brincando e rindo ele fazia da visita um pequeno e inesquecivel show para os neófitos. A impressão de cientista maluco era um aspecto de seu trabalho de divulgação cientifica séria e sistemática.

Sua presença em encontros de Astronomia amadora era a certeza da aproximação do profissional preocupado em estimular o conhecimento e o eterno fascinado pelo céu.
O seu falecimento deixa-nos consternados como tudo aquilo que nos engrandece e alegra quando cessa. A ausência nos torna frágeis e menores e somos lembrados do quanto cada instante vivido é breve e único.
E nessa tristeza, nós do Clube de Astronomia de Fortaleza externamos nossas condolências á família do professor Marcomede.Não há consolo completo diante dessa dor,mas há o partilhar de memórias vivas e a certeza de que foi um privilégio conviver com um homem cujo amor pelas estrelas nunca lhe fez temer a noite.

Nossa homenagem é a continuidade desse amor á Astronomia e sobretudo,às pessoas.

Nenhum comentário: