• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MCT e ESO assinam acordo para pesquisa astronômica no hemisfério austral

O ESO é um dos principais observatórios astronômicos do planet
Foto: ESO/Y. Beletsky/Divulgação
 O Ministério da Ciência e Tecnologia assinou um acordo para pesquisa astronômica no hemisfério sul com o ESO - Observatório Europeu do Sul -, na quinta-feira, dia 29, em Brasília. O convênio, que custará cerca de R$ 555 milhões em 11 anos, permite que o País participe da construção do futuro superobservatório E-ELT de 42 m de diâmetro e aproximadamente 90m de altura, que deve ser inaugurado em 2021, no Chile.
Na cerimônia de assinatura, o ministro Sergio Rezende afirmou que o acesso a ferramentas mais modernas será benéfico para a evolução das pesquisas brasileiras. "A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo", falou.
De acordo com o site do Ministério da Ciência e Tecnologia, além da construção do E-ELT - European Extremely Large Telescope - , o Brasil deve participar dos outros dois principais projetos do ESO: Giant Magellan Telescope - GMT; Thirty Meter Telescope.
O Brasil é o primeiro país não-europeu a participar do ESO, que conta com 14 países da Europa e tem orçamento anual de 135 milhões de euros. Embora as instalações para a construção do telescópio estejam no Chile, o país serve apenas de abrigo devido às melhores condições climáticas e geográficas para o estudo da astronomia.

Fonte: Terra
Mais detalhes em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/327993.html

Nenhum comentário: