• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto que divulgará astronomia no Ceará por dois anos começa próximo dia 11


No mês global da astronomia, o Clube de Astronomia de Fortaleza/CASF, com apoio da FUNCAP, dará início a Projeto Cometa: divulgação e educação em astronomia no Estado do Ceará.



O CASF, Clube de Astronomia de Fortaleza, com o apoio da FUNCAP, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, dará início no próximo dia 11 de abril ao Projeto Cometa: divulgação e educação em astronomia no Estado do Ceará.

Trata-se da realização de um sonho: levar ao público cearense, principalmente às crianças e aos jovens das escolas públicas, conhecimento e cultura científica, por meio da divulgação e ensino de astronomia. Mais que um sonho, o Projeto Cometa é uma necessidade, na medida que visa ajudar a suprir uma grave lacuna no sistema público de ensino, no que se refere a temas relacionados à ciência e tecnologia.

Com visitas a escolas públicas na capital e no interior, assim como em locais públicos como praças ou pátios de igrejas, o Projeto Cometa por todo o ano de 2011 e 2012 levará palestras sobre astronomia e ciências afins (como astronáutica e cosmologia), além de organizar observações do céu com telescópios e binóculos. Os eventos serão gratuitos e voltados para o público em geral, com ênfase nas crianças e adolescentes.

O Projeto Cometa é uma iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza – CASF, associação sem fins lucrativos que desde 2007 congrega astrônomos amadores e entusiastas da astronomia na cidade de Fortaleza, tendo se destacado nos últimos 4 anos pela organização e participação de uma série de eventos relacionados à astronomia no Ceará.

O projeto conta com o apoio da FUNCAP, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE). Os recursos financeiros para sua viabilização foram assegurados por meio do Programa de Popularização da Ciência – Astronomia, Edital Funcap/CNPq 04/2010, publicado em 19/07/2010.

O Projeto Cometa terá início no próximo dia 11 de abril, segunda-feira, às 18 horas, na Escola Estadual Otávio Terceiro de Farias, localizado na Avenida C, N° 435, 2° Etapa do Conjunto José Walter, Fortaleza/CE. Haverá uma palestra de abertura no auditório da escola e em seguida observação do céu noturno no pátio. Todos estão convidados.

O evento se insere na programação do GAM – Global Astronomy Month (Mês Global da Astronomia), uma celebração mundial organizada pela entidade Astronomers Without Borthers (Astrônomos sem Fronteiras). Na ocasião, durante todo o mês de abril, diversos clubes de amadores, centros de ciência, observatórios e planetários farão eventos simultaneamente em diferentes países, todos voltados para a divulgação da astronomia, sob a divisa “One People, one sky” (Um mesmo céu, um só povo).

Nenhum comentário: