• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclipse total da Lua nesta quarta-feria (15 de Junho) poderá ser visto do Ceará


Na quarta-feira, dia 15 de junho, ao pôr-do-sol, acontecerá um eclipse total da Lua, visível desde a África, Ásia Central, leste da Ásia, América do Sul e Austrália, com duração total de 03 horas e 39 minutos.

Um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia.

A sombra da Terra projetada no espaço tem uma parte mais escura e central, chamada umbra, e uma parte mais clara e periférica, chamada penumbra. A sombra penumbral em geral é fraca e difícil de ser detectada. Para a maioria dos observadores o eclipse só começa para valer quando a umbra encosta na superfície da Lua. A “totalidade” acontece quando a lua está completamente imersa na umbra.

No Ceará e na maior parte das regiões próximas ao litoral do Brasil, a lua surgirá no horizonte leste na quarta-feira, dia 15, com o eclipse já tendo atingido a totalidade.

A totalidade começa às 16h 22min 30s, horário de Brasília, e atinge o máximo às 17h 12min 37s, terminando às 18h 02min 42s. Portanto a lua já vai nascer eclipsada, o que ocorre às 17h 27min, em Fortaleza, um pouco antes do pôr do sol, que ocorre às 17h 29min. O eclipse termina às 19 horas.

Existe uma escala usada para classificar o grau de escurecimento do disco lunar durante a totalidade, chamada de escala de Danjon, em homenagem ao astrônomo francês André Danjon. Nela, os eclipses variam desde L = 0 (muito escuros, lua quase imperceptível), até L = 5 (vermelho acobreado brilhante). Quanto mais limpa e transparente for a atmosfera da Terra, mais alaranjada ou avermelhada e brilhante é a Lua na totalidade. Isso se deve à luz do sol que é filtrada e desviada pela atmosfera em volta da Terra e que atinge sua sombra. Esta é a luz que atravessou todos os lugares onde há um pôr-do-sol ou um nascer-do-sol na hora do eclipse. Se, ao contrário, as altas camadas da atmosfera estiverem com muitas partículas de poeiras ou poluição, tanto mais cinzento e escuro será o disco da Lua.

Neste eclipse, devido às recentes explosões vulcânicas, como as que ocorreram em junho na cadeia de vulcões Puyehue-Cordon Caulle no Chile, a Lua tende fortemente a um valor baixo na escala de Danjon. Isso tornará mais fácil perceber como a Lua oculta várias estrelas ao longo do seu caminho, mesmo estrelas visíveis a olho nu (em especial a estrela 51 Ophiuchi, de magnitude 4,8) um fenômeno pouco notado devido ao brilho normalmente ofuscante da Lua.

Para observar o eclipse, procure por um lugar que tenha um horizonte leste (nascente) livre de obstáculos, tais como árvores ou prédios no entorno, ou que seja bem alto, e de preferência longe de luzes artificias.

A beira mar é dos melhores lugares de Fortaleza para ver o fenômeno. No litoral leste, praia do Beach Parque, prainha cascavel são alguns locais bons e próximos para observar. No Oeste Lagoinha e adjacências. No interior procure um local com horizonte desimpedido.


Nenhum comentário: