• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Palestra no Dragão do Mar em 30 de agosto de 2011 abordará objetos Transnetunianos

Foto de Plutão de 31/05/2011 demonstrando seu lento movimento diante das estrelas distantes. Fonte: Dennis Weaver/Observatório Astronômico Christus. Schmidt-Cassegrain 300 mm com CCD SBIG.

O Planetário Rubens de Azevedo, dando sequência ao seu “Ciclo de  palestras no Planetário 2011”, promove no próximo dia 30 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, palestra com o título “ Fronteiras geladas do Sistema solar - Os distantes transnetunianos", com o Professor Dennis Weaver, diretor do Observatório Astronômico Christus e membro fundador do Clube de Astronomia de Fortaleza.

Objetos transnetunianos, ou TNOs (da sigla em inglês transneptunian objects)  são corpos celestes pertencentes ao Sistema Solar situados além da órbita de Netuno, este que é o último dos planetas, localizado a cerca de 30 Unidades Astronômicas* do Sol. Tais objetos são formados por fragmentos remanescentes da nuvem primordial que deu origem ao Sistema Solar.

O primeiro objeto transnetuniano descoberto foi Plutão, em 1930, pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh.  Na época Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar, mas em 2006 a União Astronômica Internacional (IAU) o excluiu dessa categoria, ao redefinir o conceito de planeta, e passou a classificá-lo como planeta anão.

Nos últimos anos vários outros TNOs foram descobertos e atualmente a  IAU reconhece mais de 1700 catalogados. Dentre estes se encontra Varuna, que em 2010 provocou um eclipse de uma estrela brilhante na constelação de Gêmeos, fenômeno este visível apenas do Brasil e da África. A ocultação pelo Varuna de 2010 foi inclusive objeto de três expedições de observação organizadas pelo CASF ao interior do Ceará, em cooperação com astrônomos brasileiros e estrangeiros, com o intuito de definir melhor sua forma e tamanho.

Os TNOs se distribuem em regiões afastadas do Sistema Solar conhecidas com Cinturão de Kuiper, Disco disperso e Nuvem de Oort. Considerando a distância em que se encontram, os TNOs são objetos extremamente frios, e muitos devem conter gases voláteis solidificados, como amônia, gás carbônico e água. É destas regiões afastadas que também se originam os cometas. Verdadeiros vagabundos do espaço, os cometas são compostos
por um núcleo de partículas sólidas (fragmentos de rocha, gelo de água e outros gases solidificados) e formam longas caudas de gases e partículas soltas quando de sua aproximação ao Sol. Tais caudas, embora extraordinariamente pouco densas, podem atingir várias centenas de milhares de quilômetros.

A sonda espacial New Horizons, lançada em 2006 pela NASA, está atualmente a caminho de Plutão e de sua Lua Caronte. Os planejadores desta missão pretendem que a NASA aprove a sua continuação para a exploração de outros TNOs do Cinturão de Kuiper.

Confira mais sobre este e outros temas participando, no próximo dia 31 de agosto às 19 horas, da palestra do Professor Dennis Weaver “Fronteiras geladas do Sistema solar - Os distantes transnetunianos", que  promete levar você aos “ limites do poder do Sol onde a escuridão gelada abriga esses exóticos corpos celestes.” 

As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone do Planetário Rubens de Azevedo (85) 3488-8639.


* Uma Unidade Astronômica (UA) é a distância média entre a Terra e o Sol, aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Nenhum comentário: