• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sábado, 15 de outubro de 2011

CASF faz registro fotográfico de manchas solares

Na última expedição do Clube de Astronomia de Fortaleza - CASF a cidade de Paramoti-Ce, dia 25/09/2011, o membro do Clube, Roberto Silvio, fez observações do Sol e registrou fotograficamente o fenômeno das manchas solares. Tais registros são importantes e são acompanhados por observatórios em todo o mundo, pois o aumento do número de manchas tem associação direta com o aumento da atividade solar, e esta, influencia a vida na terra ao interagir com o campo magnético do nosso planeta. Esta interação produz o belo espetáculo das auroras, mas também perturba os instrumentos de orientação de satélites em órbita, podem interromper as comunicações de longa distância, os serviços de GPS (posicionamento global por satélite), ou até mesmo provocar apagões elétricos em cidades do norte da Europa, Estados Unidos e Canadá. Tempestades solares também podem ameaçar a saúde dos astronautas em órbita, caso eles estejam realizando atividades do lado de fora de suas naves. 

De onze em onze anos nossa estrela, o Sol entra em máxima atividade. E 2011/2012 é o pico do ciclo atual. O CASF continuará com observações da nossa estrela até o final do ciclo atual. 

A mancha solar registrada foi a de número 1302. Veja notícias sobre esta mancha nos links abaixo:



*Uma mancha solar é uma região onde ocorre uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, estando intimamente relacionadas ao seu campo magnético, cuja intensidade média é de 1 Gauss, chegando a milhares de Gauss próximo a elas. Quanto maior sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre.

Nenhum comentário: