• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Membros do CASF fotografam Lovejoy, o grande cometa do Natal

Membros do CASF são os primeiros a fotografar o cometa Lovejoy no Norte-Nordeste e em região próxima ao equador. Até então só haviam registros de fotos mais ao sul do planeta, Australia, Africa do Sul, Argentina e Chile. No Brasil os primeiros registros foram feitos em Santa Catarina no meio do mês. Depois novos registros em Curitiba e São Paulo. 
A terceira expedição do CASF com o objetivo de ver e fotograr o cometa Lovejoy  saiu de Fortaleza rumo a cidade de Paramoti, 110 km da capital, às 2h da manhã de hoje. Como nas duas vezes anteriores a previsão do tempo não era boa. Mas apesar das nuvens  os membros do clube Dennis Weaver, Paulo Régis e Samuel Rayne conseguiram o programado. O cometa apareceu entre as nuvens por volta de 4 da manhã, horário local. Estava visível a olho nú e apresentava uma gigantesca cauda . Ver foto abaixo:
Grande espetáculo da natureza!!!
O cometa continuará visível nos próximos dias entre 4:00h e 4:30h da manhã próximo ao horizonte Sudeste. Aproveitem!!!
* Lovejoy é um cometa periódico com período orbital de 314 anos, descoberto em 27 de novembro de 2011 pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. O cometa chamou a atenção dos especialistas quando resistiu aos milhões de graus da atmosfera solar quando do encontro com nossa estrela sem se desintegrar.

Nenhum comentário: