• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Boletim informativo do VIII EINA


É com satisfação que nós da Comissão Organizadora entramos em contato com os amigos de todo o Nordeste para lhes informar das últimas notícias e preparativos para o VIII Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia. Convidamos a todos para a leitura deste primeiro Boletim.

Pré-inscrições
Tivemos um total de 400 pré-inscritos, de todos os estados do Nordeste, com exceção do Piauí, preenchendo todas as vagas disponíveis. Houve inclusive pré-inscrições de São Paulo e de Minas Gerais. Isso superou todas as nossas expectativas. Ainda estamos recebendo mensagens de interessados que querem vir a Fortaleza, e para estes criamos uma lista de espera. Interessados podem enviar mensagem para eina2012contato@gmail.com solicitando inclusão na lista de espera por uma vaga. Para os já inscritos, pedimos que fiquem atentos para a mensagem de confirmação da sua inscrição, que enviaremos logo em breve.

Abertura
A abertura do VIII EINA será às 18h30 do dia 8 de junho no Teatro Dragão do Mar, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, Centro, Fortaleza/CE. O credenciamento dos participantes será no hall de entrada do teatro, das 17h até as 21h. A solenidade de abertura conterá uma homenagem à memória do Prof. Rubens de Azevedo, vulto da astronomia no Brasil, na pessoa de seu irmão, Sr. Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, verdadeiro arquivo vivo da memória do Ceará. A homenagem será feita pelo Prof. Heliomárzio Moreira, diretor do Observatório Astronômico 7 de Setembro. O convidado para proferir a palestra de abertura do VIII EINA é o médico, astrônomo amador e astrofotógrafo José Carlos Diniz, do CARJ (http://www.astrosurf.com/diniz/).

Exposição, observação e encerramento
O evento prossegue com as exposições orais, oficinas e painéis no dia 9 de junho, no IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza, localizado no bairro do Benfica, na Avenida Treze de Maio, 2081. Em destaque haverá uma exposição permanente promovida pelo CASF, com modelos, maquetes e dioramas que recontam a história da conquista espacial. À noite haverá uma festa das estrelas (star party), com uma vasta gama de telescópios e binóculos à disposição para observação do céu noturno. A palestra de encerramento será no dia 10 de junho, com o Prof. Macílio Pereira de Lucena, diretor do Rádio-Observatório Espacial do Nordeste, localizado em Eusébio, Ceará. e que é unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciasi (INPE).

Alojamento
Informamos que o alojamento gratuito está confirmado. Haverá 152 vagas distribuídas em 4 alojamentos diferentes, inclusive no próprio IFCE, além de duas escolas e de um sindicato nas proximidades. A distância entre os dois alojamentos mais próximos, que são as duas escolas, é de cerca de 5 minutos a pé. O alojamento mais distante, o sindicato, fica a 10 minutos a pé, ou 5 minutos de ônibus.

Estamos no procedimento final de definição dos detalhes envolvidos. Quando tivermos todas as informações reunidas, iremos publicar na página do VIII EINA na guia "hospedagem", já com a definição dos nomes dos participantes alocados em cada alojamento. Estamos tentando ao máximo possível não fragmentar as caravanas nesse processo. Pedimos que aguardem mais um pouco. Temos a previsão de já ter tudo definido até o dia 8 de maio, ou o mais tardar até o fim da próxima semana.

A intenção inicial era de disponibilizar os alojamentos a partir do dia 7 de junho, mas até o momento isto não foi possível. Oficialmente o alojamento estará disponível apenas a partir do dia 8 de junho, à noite, isso porque, com exceção do sindicato, a maioria dos alojamentos são em instituições de ensino, e deverá haver aulas nesse dia. No entanto é provável que, devido ao feriado de 7 de junho, o dia 8 seja declarado ponto facultativo, e então seria possível disponibilizar os alojamentos já a partir da manhã do dia 8.

Infelizmente, a definição do dia 8 ser ponto facultativo ou não é uma decisão que depende da diretoria das respectivas instituições, e não desta Comissão Organizadora. Só teremos uma definição dessa informação apenas alguns dias antes. Por esse motivo solicitamos que os organizadores de caravanas fiquem atentos e se identifiquem entrando em contato conosco por este e-mail, com a intenção de agilizarmos a troca de informações.

Até segunda ordem, sugerimos às caravanas planejarem sua chegada de tal maneira que estejam no local da abertura momentos antes das 18h30.

Chamamos a atenção ainda da necessidade de cada participante trazer seu próprio colchonete e demais itens de cama e banho.

Trabalhos
Aproveitamos, por fim, para avisar que a data limite para recebimento de trabalhos, 10 de maio, se aproxima. Caso queira apresentar algum trabalho ao VIII EINA, por gentileza confira as informações de como proceder na guia "trabalhos" da página do VIII EINA, ou clique em:

http://www.eina.org.br/trabalhos.html

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do VIII EINA
www.eina.org.br
eina2012contato@gmail.com

Nenhum comentário: