• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 23 de junho de 2013

Superlua ocorre neste final de semana - 22 e 23 de Junho

O termo "superlua" foi cunhado pela primeira vez por Richard Nolleem 1979 para descrevera lua cheia ou nova, quando a menos de 359.000 km da Terra. Isso cerca de 6%mais perto do que a distância média Terra-Lua. A distância varia porque a Lua descreve uma órbita elíptica em torno da Terra, ora se aproximando, ora se afastando um pouco do nosso planeta.
Mas cuidado com exagero que a mídia continua a fazer sobreo assunto. A próxima superlua, que tecnicamente vai ocorrer âs08h32neste domingo, deixará alguns um tanto confusos quanto ao fenômeno, então vamos aos fatos.

Apesar de estar mais perto do que o habitual, superluas são bastante comuns e, pela definição de Nolle, ocorrem várias vezes por ano. Mas a mídia não vai dar destaque a isso -você pode imaginar manchetes como:"Lua que será um pouco maior do que o normal!" ou "Olhe para este evento incrível que acontece várias vezes ao ano"?
Algumas estatísticas surpreendentes podem falar sobre o aumento significativo, neste fim de semana,do brilho e do tamanho da Lua, mas não se deixe enganar. Esta superlua só será cerca de 7% maior do que alua cheia média.A maioria das fontes anunciam aumento de tamanho de 14%, mas isso é porque eles estão comparando-a coma menor lua cheia do ano.

A superlua deste fim de semana também trará as maiores marés de 2013, porque a Lua mais próxima exerce uma força gravitacional mais forte, criando mais variação entre as marés.No entanto, essa variação nem de longe é forte o suficiente para dar conta de terremotos, grandes inundações ou erupções vulcânicas.

 


A Ilusão lunar

Mas mesmo que a Lua não seja visivelmente maior na noite de superlua, pelo menos não sem alguma ferramenta de medição, muita gente vai sair para ver uma enorme lua cheia pairando sobre as copas das árvores. A chamada ilusão lunar faz com que a Lua pareça maior quando vista ao longo do horizonte e pode enganar as pessoas,ao acreditar que é disto de que se trata o fenômeno da superlua.

Ninguém entende bem por que a Lua realmente parece maior quando próxima ao horizonte, mas aqui estão duas teorias que os psicólogos acham poder explicares se efeito.
Uma teoria afirma que nosso cérebro percebe a distância para o céu diretamente acima como mais próximo do que a distância até o horizonte.Nós percebemos a Lua maior quando paira ao longo do horizonte, porque percebemos a distância até o horizonte como mais longe.Não concorda coma teoria? Olhe para a ilustração abaixo. A linha de cima parece maior do que a inferior.Meça as linhas você mesmo e, surpreendentemente, você vai descobrir que elas são do mesmo tamanho.

 

Os psicólogos também sugeriram quea Lua no alto do céu parece menor porque está cercada por um espaço vazio, enquanto a Lua próxima ao horizonte parece maior porque está justaposta contra árvores e edifícios, que servem de referência para o cérebro. A imagem abaixo mostra dois círculos laranja de tamanho idêntico. Mas o círculo laranja na direita parece maior do que o do lado esquerdo por causa de seu tamanho em relação aos círculos ao redor.
   

Assim, a superlua pode parecer maior do que o normal, se você observá-la à noite, quando a Lua ainda estiver nascendo no horizonte ou logo depois, mas a diferença de tamanho real não é grande o suficiente para perceber à olho nu.

Então, o que vai estar lá no céu paraver? Como sempre, a Lua cheia é uma grande oportunida de para astrofotografia - é tão brilhante que você só precisa de exposições de uma fração de segundo, assim como fotos diurnas. A superlua tecnicamente acontece às 08h32 na manhã de domingo, mas a Lua vai brilhar quase tão cheia e brilhante ao pôr do sol do sábado, 22 de junho, quanto no pôr do sol do domingo, dia 23.

E apesar do fato de que a superlua não é tão extraordinária como alguns poderiam fazer pensar, qualquer Lua cheia já é um espetáculo digno de ser visto e apreciado.

Nenhum comentário: