• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Máximo da chuva de meteoros Perséideas ocorre em torno deste final de semana - 8 a 14 de Agosto

 
    As Perséideas, ou Perseidas, é uma rica chuva de meteoros que ocorre anualmente, entre meados de julho e agosto. Meteoros Perseidas se originam de pequenas partículas de poeira que orbitam o sol em uma região do espaço interplanetário, formando uma nuvem. A Terra atravessa essa região todos os anos, entre 17 de julho e 24 de agosto. Quando atingem a atmosfera da Terra, a 59 quilômetros por segundo, são vaporizadas devido ao atrito com o ar e deixam para trás as raias de luz que chamamos de meteoros. As passagens dos anos anteriores registram o período de maior atividade entre os dias 8 e 14 de agosto, formando uma "torrente" de meteoros, ocorrendo o seu pico por volta do dia 12 de agosto. Os meteoros podem surgir em qualquer lugar do céu, mas seus rastros parecem irradiar de um ponto na constelação de Perseu, na fronteira com a constelação de Cassiopeia, daí o seu nome. Este ponto é chamado de radiante.

     As partículas de poeira que criam meteoros Perseidas surgiram do cometa conhecido como 109P/Swift-Tuttle. Este objeto orbita o Sol uma vez a cada 130 anos e sua última passagem pelo interior do sistema solar foi durante o seu retorno em 1992.
O núcleo deste cometa tem cerca de 26 km de diâmetro, enorme em comparação aos outros cometas, geralmente muito menores, com núcleos de apenas alguns quilômetros de diâmetro. Como resultado, o cometa Swift-Tuttle produz um grande número de meteoros, muitos dos quais são grandes o suficiente para produzir as chamadas "bolas de fogo", que brilham tão intensamente quanto Vênus, ou mais.

 
     Apesar de 59 km/s poder parecer rápido, meteoros Perseidas não são os mais rápidos entre as chuvas anuais. Os meteoros Leonídeos, de novembro, figuram no topo da lista de velocidade, atingindo a nossa atmosfera a 71 quilômetros por segundo. Embora a maioria dos meteoros se desintegrem na alta atmosfera da Terra, formando brevemente plasma super-aquecido (moléculas de gás ionizadas) em altitudes entre 85 e 115 quilômetros, algumas partículas maiores conseguem sobreviver até a menos de 20 quilômetros da superfície. Estes geralmente produzem as "bolas de fogo".


     Observar meteoros é fácil! Não é necessário telescópios, nem binóculos. O melhor instrumento são os próprios olhos! Encontre um local seguro com uma vista do céu aberto e sem luzes brilhantes por perto, como postes de iluminação ou faróis de carro. Os melhores locais são no interior do estado, em sítios ou fazendas nos arredores dos pequenos municípios. Deite-se em uma cadeira reclinável, ou mesmo sobre uma toalha estendida num gramado. Então olhe para as estrelas. Os melhores momentos para observar serão na madrugada do dia 12 (segunda-feira), assim como na noite entre o dia 12 e o 13 (terça-feira) de agosto, desde em torno das 11 horas da noite até o amanhecer. Espere em média cerca 60 meteoros por hora, ou 1 por minuto. Previsões para a Europa e norte da Ásia estimam até 100 meteoros por hora durante o pico em condições perfeitas. Espere ver menos meteoros nas outras noites próximas dessa data, como no domingo, dia 11, ou se o seu local de observação tiver algum grau significativo de poluição luminosa.

Um comentário:

Douglas disse...

Olá pessoal do CASF! Gostaria de saber pela experiência de vocês em anos anteriores, se é possível observar a chuva de meteoros Perseídas daqui de Fortaleza, apesar da poluição luminosa, e qual seria o melhor horário e direção (céu) para olhar. Um abraço.