• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de Meteoros Orionídeos

Em outubro teremos a chance de observar a chuva de meteoros Orionídeas e segundo os astrônomos, o Hemisfério Sul terá o melhor ponto de observação do mundo. Se você estiver no lugar certo, na hora certa e olhando na direção correta, você poderá ver até 20 meteoros por hora no Hemisfério Norte ou até 60 ou mais por hora no hemisfério sul. Será a segunda vez no ano que ocorrerá esse fenômeno que tem origem na passagem da Terra pela poeira e detritos liberados pelo cometa Halley (nota: a primeira foi a Eta Aquarids, em maio). O ponto de onde os meteoros serão irradiados está localizado dentro da constelação de Orion.

A chuva de meteoros Orionídeas geralmente começa em 15 de outubro e vai até o dia 29 do mesmo mes. O pico da chuva pode durar duas ou três noites aproximadamente, entre 21 a 23 de outubro.
Nota: Chuvas de meteoros conhecidas popurlarmente como estrelas cadentes, ocorrem periodicamente, sempre que o planeta Terra atravessa a órbita de algum cometa. No entanto, a intensidade das chuvas é sempre diferente.

Lembrando que a de maio é a Eta Aquarids, e a de outubro, a Orionídea.

Vá para fora, encontre um local escuro e olhe para Nordeste (NE) a Leste (L), perto da constelação de Orion, como mostra o mapa celeste acima. Essa chuva de meteoros são para os madrugadores. A melhor horário para ver as Orionideas é entre 00:00h até o amanhecer. O radiante é “próximo” e estrela Betelgeuse em Orion.

A maioria dos meteoros parecem vir de um determinado ponto no céu, o chamado radiante. As chuvas de meteoros comumente recebem o nome da constelação em que o radiante é encontrado, e ocorre anualmente durante um período de tempo bem definido. No nosso caso as Orioniadeas parecem se originar na constelação de Orion, mas fica só nisso, na verdade essa chuva não vem de Orion, portanto a constelação é apenas um ponto de referência no céu.
Fonte: bussoladeplasma.wordpress.com

Nenhum comentário: