• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 23 de maio de 2017

10 ANOS DE CASF

Hoje, o CASF(Clube de Astronomia de Fortaleza),completa seus 10 anos de existência. Fundado em 23 de maio 2007, a associação surgiu destinada ao estudo e divulgação da astronomia e ciências afins. Com influência da antiga SBAA(Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia), do Professor Rubens de Azevedo,Claudio Pamplona e os demais astronomos amadores de renome, a agremiação surgiu com o propósito de dar continuidade a essa bela história que começou com Camille Famarion no século XIX."A popularização e estudo da astronomia"
A história começou exatamente, em 4 de dezembro de 2006, quando o estudante e professor George Yure de Andrade Castro,teve a ideia de criar uma comunidade no orkut intitulada:"Comunidade de Astronomia de Fortaleza", pensando na possibilidade de quem sabe, com essa comunidade formar um grupo de estudos de astronomia.




A imagem pode conter: 1 pessoa

                                                   Comunidade que surgiu no extinto orkut.

Ao mesmo tempo, no Colégio Cristhus o estudante Leandro Silva, o diretor do observatório do Cristhus Dennis Weaver e o ex-diretor do Museu do Eclipse de Sobral Saulo Machado Filho, se reuniam no Cristhus com as mesmas intenções.

A primeira idéia de tentar uma reunião partiu de um anônimo na comunidade no dia 8 de dezembro de 2006, quando boa parte dos membros que entraram na comunidade naquele ano decidiram se encontrar no dia 26 de janeiro de 2007 em frente ao planetário do Dragão do Mar no projeto: "Noite das Estrelas".



Depois dessa data, passou um certo tempo até que novamente tivessemos outra oportunidade de nova reunião, que só veio acontecer quando o Prof.Dennis Weaver resolveu nos convidar para  nos reunirmos no Colégio Cristhus da Aldeota através da comunidade do orkut em 06 de maio de 2007. Foi então que na noite  do ano 2007 com a reunião de 10 membros às 18:30h  em que participaram os membros fundadores: Dennis Weaver, Saulo Machado,Arnoldo Nunes,Paulo Régis B. da Rocha,Leandro Silva,George Yure de A. Castro,Bill Bastos ,Daniel Marlon, Iza Freitas e Marcos, foi decidida a criação do CASF, com o propósito de divulgar a astronomia em nosso estado utilizando sua multidisciplinaridade científica e educacional para o público geral de maneira a ajudar de forma lúdica na difusão da ciência em nosso estado.

O CASF foi uma instituição que surgiu com todas os problemas de qualquer outra instituição, mas mesmo sem recursos financeiros,(inclusive até os dias de hoje), todos se engajaram em fazer com que ele exista e atue na divulgação da astronomia, como faziam antes o professor Rubens de Azevedo e seus amigos da SBAA(Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia) embora no momento, estamos meio restritos por questões de tempo.



ALGUNS EVENTOS IMPORTANTES QUE O CASF PARTICIPOU E REALIZOU:

-15 de novembro de 2007
Participação da feira de ciências escola Ubiratan Diniz de Aguiar em São Luiz do Curu-Ce.

-7 de dezembro 2007
Participação na Feira Cultural e Científica promovida pela Escola de Ensino Médio José Pinto Brandão em Umirim-Ce.

-5 de Abril de 2008
Participação no projeto Percursos Urbanos , promovido pela Ong Mediação de Saberes e BNB(Banco do Nordeste do Brasil)
Tema:”Na Trilha das Estrelas"

-27,28 e 29 de maio de 2008
Participação na semana cultural promovida pelo PNV(Projeto Novo Vestibular) no Centro de Humanidades II - PNV (Av. da Universidade, 2762 - Benfica)com palestra proferida pelo atual diretor do museu do Eclipse Emerson Ferreira de Almeida no Auditório do Bloco onde funciona o curso de história e a pós- graduação da faculdade de economia e o tema foi sobre o Eclipse de Sobral em 1919.Já o presidente do CASF o prof. Dennis Weaver proferiu palestra sobre o Sistema Solar

-1 e 2 de agosto de 2008
Observações públicas e pesquisas astronômicas realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sabino Luís Nunes da Silva em São Luiz do Curu-Ce, tendo sido observado nesse período o cometa Holmes

O CASF no Ano Internacional da Astronomia.

-27 de fevereiro de 2009
O CASF novamente vai a São Luiz do Curu-Ce, realizar palestra de divulgação do Ano Internacional da Astronomia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sabino Luís Nunes da Silva.No caminho de volta na estrada no município de Croatá-Ce ,os membros conseguem visualizar e fotografar o cometa Lulin.

-3 de Abril de 2009
Apresentação do evento:”A 67 vaiaram o sol na praça do Ferreira agora vamos ver e Aplaudir a Lua”, em que foram disposto na praça do Ferreira no centro da cidade de Fortaleza-Ce Telescópios, binóculos e um telão em que as imagens da lua foram transmitidas ao vivo par mais de 300 pessoas que passavam pelo local.

Além desses eventos e Palestras públicas que o CASF promoveu no auditório arena do Colégio Christus e no auditório do Colégio do 7 de Setembro, ainda desenvolveu alguns outros projetos culturais de 2007 para cá. Por exemplo, em 2007 e 2008 no observatório do Christus cujo diretor é o nosso atual presidente Dennis Weaver foram desenvolvidas observações públicas gratuita orientadas pelo pessoal do CASF no projeto”QUARTA CELESTE” que vigorou no Christus até final de 2008.

-Ajudou na criação do CVJA(Clube Vale Jaguaribano de Astronomia) e participaram do evento de inauguração do observatório “Sírius” em Limoeiro do Norte;

-Auxilia e mantém intercambio com o CAB(Clube de Astronomia de Baturité);

-Mantém intercambio com várias outras instituições do Brasil e do Nordeste sendo membro da LINEA(Liga Nordestina de Astronomia).

Outro projeto interessante de divulgação da astronomia que o CASF realiza para as camadas populares é o “PROJETO COMETA”, que tem como objetivo a divulgação da astronomia através da “multidisciplinaridade” para os alunos das escolas públicas de maneira gratuita e com a intenção de despertar nos alunos o gosto pela pesquisa e pelos estudos das várias ciências.


                                                      Logomarca do Projeto Cometa

Em 14 de setembro a 30 de novembro de 2007 ele foi desenvolvido na escola de Ensino Fundamental e Meio Antonio Sales.
                           


E no período de 27 de Agosto a 22 de Novembro de 2008. No CEJA(Centro de Educação de Jovens e Adultos do bairro José Walter).
                              

Mais fotos e detalhes das atividades que realizamos no IYA 2009" ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA", como o Sobral Meeating, observações na praça do Ferreira, Noites Galileanas, observações no Lago Jacarey, e agora em 2010 com a participação de observações científicas como a ocultação de uma estrela na constelação de Gêmeos pelo planetóide Varuna com a presença de membros do observatório de Paris, observatório nacional, do CEAMIG(Associação astronomica lá de Minas Gerais) e a presença do astronomo americano Bruce Berger do (MIT)Instituto Tecnologico de Massachusett nos links abaixo:
Vejam no blog de eventos do CASF:

Enfim nesse ano em que o CASF completa 10 anos de existência, percebemos que ainda há muito para ser feito em termos de divulgação e ainda precisamos desenvolver uma estrutura cada vez mais sólida da instituição.Apesar de tudo, os resultados obtidos desde sua criação foram muito proveitosos.

A todos que fazem o CASF, um feliz aniversário e que nesse ano, a instituição possa voltar a se desenvolver cada vez mais e melhor, divulgando sempre essa maravilhosa ciência que é a mãe de todas as outras ciências “A ASTRONOMIA” .

PARABÉNS CASF








Nenhum comentário: