• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Curso de Introdução à Astronomia Amadora


CURSO DE INTRODUÇÃO 
À ASTRONOMIA AMADORA

Realização

CASF - Clube de Astronomia de Fortaleza
Planetário Rubens de Azevedo

Apoio

ADUFC - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará


Objetivo

O Curso visa servir de introdução para leigos e interessados em Astronomia a nível amador, oferecendo uma base teórica e prática sólida sobre a qual o participante poderá avançar posteriormente. Em especial serão abordados os assuntos: primeiros passos para se iniciar na astronomia amadora; compra do primeiro telescópio; como observar o céu; como usar instrumentos óticos; objetos de interesse para o amador, introdução à astrofísica e cosmologia, etc.

Público alvo

Estudantes e professores de nível médio, universitários, interessados em geral.

Duração

O curso terá duração de 6 semanas (de 01 de setembro a 13 de outubro de 2018), com encontros semanais aos sábados, exceto por duas pausas (em 8 de setembro e 06 de outubro). Serão 11 aulas (9 teóricas e 2 práticas), cada uma com 50 minutos, duas por dia, com intervalo de 15 minutos. O curso ocorrerá ao longo de 4 sábados pela manhã e 1 sábado à tarde/noite. As duas últimas aulas são optativas e serão práticas. Elas ocorrerão em um local com baixa poluição luminosa em zona rural, durante um sábado à noite. A última aula teórica será neste mesmo dia e local, à tarde, e também optativa.

Inscrições

As inscrições serão feitas pelo preenchimento do formulário de inscrição disponível em:


Valor da Matrícula

A matrícula do curso básico, sem as aulas optativas, será efetivada após o envio para o e-mail casf.fortaleza@gmail.com de comprovante de depósito no valor de 60 R$ (ou 30 R$ se estudante de escola ou universidade públicas) na conta poupança 1011736-4, Agência 1379- 0, no Banco Bradesco, em nome de Francisco Maicon Soares do Nascimento, CPF 010252693-14.

No último dia do curso (13 de outubro), haverá a oferta de 3 aulas optativas no Sítio Aquarius, em Pacajus. A primeira destas 3 aulas optativas é teórica, sobre História da Astonomia, enquanto as duas seguintes são práticas, com observação do céu noturno e manuseio de instrumentos óticos (telescópios e binóculos).

A escolha pela participação nestas 3 aulas optativas é feita em bloco, no ato do preenchimento do formulário de inscrição. A efetivação da matrícula nelas é feita em separado, mediante contato direto com a administração do Sítio Aquarius, pelo telefone 3348-7480 (Sra. Fátima), agendando 01 (um) pernoite na pousada para o dia 13 de outubro, sábado (informar que se trata do Curso de Astronomia do CASF).



ATENÇÃO! Notar que o número de vagas na pousada é limitado e a matrícula no curso básico não garante participação nas aulas optativas. Por isso, garanta logo sua vaga!!!

Para mais informações, como cronograma e conteúdo das aulas clique aqui.

4 comentários:

Unknown disse...

Qual a carga horária do certificado?

Rafael disse...

Onde será o curso?

Unknown disse...

Quando será o próximo?

rafael disse...

Quando será o próximo
Queria muito este curso
rafaelsimplicioufc@hotmail.com