Ué, não vai ter mais eclipses entre semana que vem e 2015? - surge a pergunta. Sim, teremos. Mas do Brasil só poderemos acompanhar este fenômeno em suas fases iniciais ou finais. A não ser que você consiga facilmente se deslocar para o outro lado do mundo, a chance de ver um eclipse total da Lua, em todo o seu esplendor, do início ao fim, é essa.
Para você ter uma idéia, no dia 16 de agosto deste ano teremos mais um eclipse da Lua, mas este será parcial em até 80% e no Brasil a Lua vai nascer quase no máximo da parcialidade.
Em 2009 teremos eclipses lunares penumbrais. Este tipo de eclipse só poderá ser notado por aparelhos sensíveis à luz. Na melhor das hipóteses um ou outro vai notar que a Lua Cheia está refletindo menos do que deveria. No último dia desse ano haverá um outro eclipse parcial, visível da África até a China.
No eclipse de 21 de dezembro de 2010 só poderemos acompanhar as primeiras fases do fenômeno, quando a Lua estiver no poente; o de 15 de junho de 2011 já será ao contrário, quando só poderemos acompanhar as últimas fases do eclipse, com a Lua nascendo. O de 10 de dezembro de 2011 será invisível no Brasil; o de 15 de abril de 2014 será visível no Brasil em suas primeiras fases, com a Lua no poente; o de 08 de outubro de 2014 só será visível aqui em suas primeiras fases, com a Lua no nascente; o de 01 de abril de 2015 só será possível ver sua primeira fase até que, finalmente, teremos o esplendor de mais um eclipse completo em 28/09/2015.
Não perca esse espetáculo. Lembre-se que o eclipse É APENAS UMA DAS ATRAÇÕES DA SEMANA QUE VEM. Teremos ainda a ocultação de um estrela do Leão pela Lua, Saturno bem próximo de sua oposição e até uma conjunção estrela-Lua e planeta-Lua.
O que você prefere?
Saulo M. Filho
2 comentários:
O fenomeno integral poderá será visto á olho nu ? Qual o local mais adequado em Fortaleza para percebe-lo ?
Aonde podemos encontrar mapas do céu ?
Postar um comentário