• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 9 de março de 2008

INCENTIVO + FORÇA DE VONTADE = BONS RESULTADOS

Muitas vezes, quando surge uma boa idéia, basta um pequeno incentivo para que daí se tire bons frutos. Infelizmente nem sempre é assim. Muitas vezes a reação de muitas pessoas a uma boa idéia tem sido o descrédito e a facilidade de se colocar empecilhos ou criar obstáculos, mesmo inexistentes.

Contarei um exemplo: vou voltar ao dia 16 de fevereiro, último sábado antes do dia do eclipse total da Lua. Era sábado à tarde e estava aqui passando uns e-mails e divulgando o evento, quando recebi um convite para iniciar um chat.

Não sou muito de conversar em chats, já tive a minha época disso. Naquele dia o meu trabalho foi interrompido e daí ia abreviar o máximo aquela conversa. Do outro lado estava Guilherme Sampaio, alguém que até então não conhecia. Ele começou fazendo algumas perguntas sobre o Clube e avisou onde morava. Falou também sobre seu gosto por Astronomia, um projeto de observatório na região onde ele mora, em Limoeiro do Norte (se eu entendi direito, ele mora em Tabuleiro do Norte e estuda em Limoeiro).

Vi que havia um certo interesse dele e de alguns de seus conhecidos em divulgar ciência. Podia ali dar uma desculpa qualquer e interromper o chat para continuar fazendo meu trabalho sossegado. Eu podia simplesmente falar "legal", "é isso aí" ou um "força, garoto". Mas será que isso realmente ajudaria?

Vi que faltavam 4 dias para o eclipse. Estava realmente muito em cima para se fazer algo, mas mesmo assim dei algumas dicas. Antes de falar sobre o fenômeno do dia 20 dei algumas dicas de nomes e propostas para um futuro clube de Astronomia no Vale do Jaguaribe, região onde ele tem convívio. Dei muitas idéias, apesar de brutas.

Ao falar sobre o eclipse sugeri a ele o seguinte: "Por que vc não tenta fazer um evento, uma sessão de observação, mesmo que seja de pequeno porte?". Para alguns eu podia ter falado: "Deixa isso pra lá, tá muito em cima. Não vai dar tempo. Não vai dar certo."

Passei um roteiro para ele: "Estamos no sábado. Pegue o domingo para escolher um local da cidade que seja bom para fazer a observação do eclipse. Reúna alguns de seus amigos e na segunda-feira organize detalhes do evento. Terça e quarta-feira dedique-se integralmente à divulgação, se possível vá até uma estação de rádio ou algo assim."

Guilherme disse que ia tentar fazer algo. Desejei boa sorte e reforcei que apesar do aperto ainda dava tempo para aproveitar o eclipse, mas devido à sua aparente falta de experiência não achei que fosse esperar uma superprodução.
Uma semana depois, em mais uma sessão de chat, perguntei sobre o eclipse, achando que aquela falta de tempo tivesse sido um fator decisivo para se pensar em fazer uma sessão pública de observação. Será que deu tempo? Segue abaixo a resposta:
















O que dizer disso? Mais nada. As imagens já falam por si. Só posso complementar com sinceros parabéns a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização desse evento, superando o desafio do curto prazo. Que a partir daí possa nascer uma referência em Astronomia no Vale do Jaguaribe. Um bom começo, sem dúvida.
Uma resposta ao "criadores de obstáculos na vida". Tem gente que dedica 4 dias para criar obstáculos, mas outros usam o mesmo tempo para trabalhar e superar desafios. Que isso sirva de exemplo.
Saulo M. Filho

Nenhum comentário: