(BBC / O Globo) Cientistas da Nasa, a agência espacial americana, informaram que a sonda espacial Phoenix enviou, nesta sexta-feira, a foto mais detalhada já tirada do solo marciano.
A sonda, que pousou em Marte há três semanas, é equipada com um microscópio que analisa o solo marciano.
As imagens do microscópio mostram algumas partículas verdes que, segundo os cientistas, podem ser de ovilina, um material associado a erupções vulcânicas.
De acordo com a Nasa, o solo também contém o que aparentam ser fibras de vidro vulcânico.
O principal objetivo da missão é explorar o solo do planeta para detectar possíveis depósitos de gelo e descobrir se Marte seria capaz de abrigar formas de vida.
"Tivemos a idéia de enviar um microscópio para Marte há 11 anos e estou surpreso por estarmos vendo o solo de Marte em uma resolução jamais vista", disse Tom Pike, parte da equipe britânica envolvida com o projeto.
"Há possibilidade de fazermos grandes descobertas ao analisar o solo com os diversos instrumentos que enviamos.
Temos o equipamento certo para o trabalho", disse Peter Smith, principal investigador da missão.
Missão
A nave está analisando o extremo norte de Marte,a planíce ártica, uma região antes inexplorada do planeta. A sonda está usando um braço mecânico para detectar possíveis depósitos de gelo.
"O principal objetivo da missão é descer abaixo da superfície do planeta, onde estamos quase certos de que há água", disse Pike.
De acordo com ele, satélites que circundam Marte já observaram a superfície do planeta em detalhes e encontraram sinais de que há água congelada a cerca de 10 cm abaixo da superfície.
A sonda Phoenix foi lançada no dia 4 de agosto de 2007, transportada por um foguete Delta II, de Cabo Canaveral, na Flórida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário