(France Presse / Folha) O satélite franco-americano OSTM/Jason 2, que deverá ser lançado nesta sexta-feira na Califórnia (oeste), fornecerá medidas precisas sobre a evolução do nível dos oceanos para a avaliação da magnitude e do impacto das mudanças climáticas nos próximos anos.
Se as condições meteorológicas permitirem, o Jason 2 será lançado por um foguete Delta 2 a partir da base de Vandenberg Air Force às 4h36 (horário de Brasília). Será colocado em órbita 55 minutos depois, a 1.335 km de altitude.
O Jason 2 dará continuidade às análises do nível dos oceanos e da circulação das correntes oceânicas do globo, iniciadas em 1992 pelo satélite Topex/Poseidon e a partir de 2001 por seu sucessor, o Jason 1.
Trata-se de missões conjuntas entre a Nasa e o Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) francês.
Os dados fornecidos pelos dois primeiros satélites há 16 anos já ajudaram os cientistas a estudar o aumento do nível dos oceanos e a compreender melhor a relação entre correntes oceânicas e as mudanças climáticas.
"Sem esses dados não teríamos nenhuma base de referência para avaliar as mudanças", explicou em um comunicado Lee-Lueng Fu, diretor científico da missão Jason 2, do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa em Pasadena (Califórnia, oeste).
Nenhum comentário:
Postar um comentário