Propulsores do Julio Verne serão ligados por 22 minutos, elevando a ISS para 350 quilômetros acima da Terra
(Efe / Estadão) O cargueiro espacial europeu Julio Verne elevará na quarta-feira, 23, em 7,2 quilômetros a órbita da Estação Espacial Internacional (ISS), informou nesta terça-feira, 22, o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
"O começo da manobra está previsto para as 20h08 de Moscou (17h08 de Brasília)", disse o porta-voz do centro, Alexandr Lindin, citado pela agência oficial russa RIA-Nóvosti.
Lindin indicou que para elevar a órbita da ISS, atualmente tripulada pelos russos Serguei Vólkov e Oleg Kononenk e pelo americano Greg Chamitoff, os propulsores do Julio Verne serão ligados por 22 minutos, o que permitirá colocar o conjunto a 350 quilômetros da Terra.
Normalmente, a altura de órbita da ISS fica entre 360 e 330 quilômetros.
A plataforma perde entre 100 e 150 metros de altura por dia devido à gravidade terrestre, à atividade solar e a outros fatores.
O objetivo da manobra de quarta-feira, 23, explicou Lindin, é colocar a ISS em uma órbita que garanta condições ótimas para a aproximação e engate das naves russas Progress M-65 e Soyuz TMA-13, cujos lançamentos estão programados para os próximos meses de setembro e outubro, respectivamente.
"Todas as operações de correção de órbita da ISS são dirigidas pelo ordenador central do módulo russo da estação", disse o porta-voz.
Ele acrescentou que o Centro de Controle da Agência Espacial Européia (ESA), em Toulouse, na França, "preparará os propulsores do Julio Verne para sua ignição."
Nenhum comentário:
Postar um comentário