(Folha) Os tripulantes da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) testaram na terça-feira (8) as roupas que vão usar nesta quinta-feira (10), durante caminhada espacial. Com os trajes, eles testaram sistemas de segurança e procedimentos para um fechamento inesperado da estação.
O comandante Sergei Volkov e o engenheiro Oleg Kononenko testaram a habilidade de se mover com a roupa, as condições do sistema de comunicação e outros sistemas. Eles devem deixar a estação às 15h30 de quinta-feira no horário de Brasília. Durante a caminhada, que deve levar seis horas, eles vão examinar a nave Soyuz TMA-12, que está acoplada ao complexo e na qual vão retornar à Terra.
Os especialistas na Terra estão preocupados com alguns mecanismos do sistema que fazem com que a cápsula de aterrissagem se separe da Soyuz.
A Roscosmos (agência espacial russa) revelou recentemente que a causa da aterrissagem descontrolada da Soyuz TMA-11 com três tripulantes a bordo em abril passado foi a separação inesperada de um dos módulos da nave.
"Um dos mecanismos não funcionou e a separação dos módulos aconteceu no momento de ingresso na camada exterior da atmosfera terrestre, quando deveria ter acontecido antes", declarou. Uma outra caminhada espacial dos integrantes da ISS está marcada para 15 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário