• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sonda manda fotos da poeira de Marte



(Efe / O Globo) A sonda Mars Phoenix Lander, da Nasa, enviou as primeiras imagens da poeira de Marte ampliada num microscópio atômico. Nunca antes algo de outro planeta fora visto tão de perto, segundo os astrônomos. O grão de poeira em questão tem um micrômetro (um milésimo de milímetro) e é absolutamente banal em sua cor vermelha, o que dá o tom do solo e da atmosfera do planeta vizinho.

- O tamanho está de acordo com as previsões - disse Urs Staufer, co-pesquisador da Phoenix, ligado à Universidade de Neuchatel, parte do consórcio suíço responsável pelo microscópio da sonda.

O microscópio de força atômica a bordo da sonda mapeia tridimensionalmente partículas com até 1 milésimo de um fio de cabelo uma ampliação cem vezes maior do que a do microscópio óptico da sonda.

A Phoenix explora o círculo polar ártico de Marte desde 25 de maio, período em que comprovou a existência de água e gelo no planeta. Sua meta agora é determinar se há ou houve vida microbiana no astro.




Neste mês, a sonda surpreendeu os cientistas ao indicar a presença de uma substância potencialmente tóxica na superfície de Marte, o perclorato. Os técnicos da agência espacial americana continuam trabalhando para confirmar ou não a existência dessa substância.

Originalmente, a Phoenix passaria apenas três meses estudando o solo de Marte. Com o sucesso da missão, a Nasa decidiu manter a sonda por mais cinco semanas em atividade, o que acrescenta US$ 2 milhões aos US$ 420 milhões do custo original da missão.

Nenhum comentário: