• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 7 de setembro de 2008

China se prepara para seu 3º vôo espacial tripulado

Três astronautas chineses serão levados ao espaço no final deste mês, na terceira missão tripulada do país, que inclui um passeio espacial.

Segundo publica neste domingo o jornal oficial China Daily, a nave Shenzhou-7 será lançada entre os dias 25 e 30 de setembro, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na província noroeste de Gansu.

Em outubro de 2003, a China se transformou no terceiro país do mundo, após os EUA e a extinta União Soviética, a enviar um cosmonauta ao espaço, façanha que repetiu dois anos depois com um vôo tripulado por dois astronautas.

"Os principais sistemas envolvidos no lançamento estão agora em sua fase final de preparação. Os testes essenciais para a nave, o foguete propulsor II-F, os trajes para o passeio no espaço e o satélite que acompanha o vôo também foram finalizados", disse um porta-voz do centro.
Acrescentou que a tripulação, que está em "boa" condição física e mental, fez testes nos quais mostrou controlar "com destreza" o sistema.

Quando o Shenzhou-7 entrar em órbita, um dos três "taikonautas" - termo para se referir aos cosmonautas chineses, já que "taikong" significa espaço em mandarim - fará um passeio espacial, segundo tinha explicado Zhao Changxi, um dos cientistas responsáveis pelo projeto.
O vôo, que estava previsto a princípio para outubro, faz parte do ambicioso programa espacial chinês, no qual se inclui a prospecção da Lua.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: