• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Divulgadas imagens do satélite que estudará a Terra


A Agência Espacial Européia (ESA) divulgou nesta terça-feira imagens do projeto do satélite GOCE, que irá investigar o campo gravitacional da Terra e mapear sua forma com resolução e precisão sem precedentes. A missão é considerada a mais sofisticada já realizada em pesquisas sobre o nosso planeta. As informações são do site da ESA.

Os dados resultantes da investigação do GOCE, poderão fornecer um mapa de alta resolução da superfície do planeta e de suas de anomalias gravitacionais. Segundo especialistas, este tipo de mapa não só irá melhorar muito o conhecimento sobre a estrutura interna da Terra, mas também será utilizado como referência para uma melhor compreensão à respeito da circulação dos oceanos, incluindo alterações do nível do mar, do clima e das calotas polares.

O lançamento, que estava previsto para acontecer no dia 10 de setembro, será adiado devido a problemas verificados em um dos subsistemas de navegação. Segundo informações da ESA, será necessário substituir a unidade defeituosa.

O lançamento foi remarcado para o dia 5 de outubro na mesma base, Plesetsk, no norte de Rússia. De acordo com a Agência, o satélite e a sua missão não serão prejudicados pelo atraso no lançamento.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: