• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Minerais confirmariam presença de água em Marte

A sonda espacial Phoenix descobriu duas novas substâncias na superfície terrestre de Marte que podem confirmar a existência de água no passado, informou a Nasa à agência AP. Segundo os cientistas da agência espacial americana, os novos minerais encontrados - carbonato de cálcio e o silicato (composto por silício e oxigênio) - geralmente não se formam sem a presença de água.

A Phoenix tem como principais objetivos investigar a existência de água e uma possível forma de vida no planeta vermelho. Com quatro meses de missão, a sonda espacial já confirmou a presença de gelo e substâncias como magnésio, sódio, potássio, cloro e perclorato no solo.

O perclorato, uma substância corrosiva, poderia excluir a possibilidade da existência de alguma forma de vida. Porém, o principal cientista da missão, Peter Smith, explicou que a substância, não compromete em nada o caráter habitável do Planeta Vermelho.

A Nasa decidiu prolongar a missão até o final do ano, caso a Phoenix ainda tenha condições de se manter em atividade nesse período.

A sonda Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, com o objetivo de pesquisar a zona do pólo norte de Marte, onde aterrissou com sucesso em 25 de maio de 2008.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: