• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Sonda Phoenix detecta formação de neve em Marte

A sonda "Phoenix Mars Lander" detectou neve proveniente de nuvens marcianas e testes de laboratório demonstram interação entre minerais e água em estado líquido, informou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa (agência espacial americana).

A neve foi detectada por um instrumento que funciona com laser e que foi desenhado para reunir informação sobre o comportamento da atmosfera e da superfície marcianas, disse o JPL.

As nuvens de onde provinha a neve se encontravam a cerca de 4,2 quilômetros acima do ponto onde aterrissou a sonda da Nasa, e os dados indicam que se evaporou antes de tocar terra.

"Nunca tinha visto isso", disse Jim Whiteway, cientista da Estação Meteorológica de Phoenix e membro da faculdade da Universidade de York, no Canadá. "Agora buscaremos indícios de que essa neve chegou à superfície", acrescentou.

Segundo o comunicado do JPL, durante os experimentos realizados pela Phoenix também foram detectados indícios da existência de carbonato de cálcio e partículas que poderiam ser de argila.

"Ainda estamos reunindo dados e muitas são as análises que terão de ser feitas, mas estamos avançando rumo a uma resposta das grandes perguntas que fizemos desde o início", comentou Peter Smith, cientista da Universidade do Arizona e investigador da Phoenix.

Desde que desceu em Marte em 25 de maio último, o veículo já confirmou que há água congelada em uma camada subterrânea na região norte do planeta.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: