• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Nasa adia por tempo indeterminado missão ao telescópio "Hubble"

A Nasa adiou hoje, por tempo indeterminado, a missão que o ônubis espacial "Atlantis" iniciaria em 14 de outubro ao telescópio espacial "Hubble".

"É evidente que 14 de outubro está totalmente descartado (como dia do lançamento). Este adiamento é por tempo indeterminado, mas a missão pode ser realizada em fevereiro", disse em entrevista coletiva John Shannon, diretor do programa de naves da agência espacial americana.

A medida foi tomada após a detecção de uma "grande anomalia" em um dos sistemas do observatório espacial, lançado ao espaço em 1990.

O defeito afeta os equipamentos de armazenagem e transmissão de dados científicos do "Hubble" à Terra.
A missão do "Atlantis", a quinta de serviço ao telescópio, iria durar 11 dias e incluía cinco caminhadas espaciais para reparos e instalações de novas peças no telescópio.

Segundo informações, a anomalia no "Hubble" foi constatada no sábado, quando o computador do observatório espacial emitiu comandos que indicavam a detecção de erros no armazenamento de dados.

"As tentativas de reconfiguração na armazenagem e de download dos dados na memória do computador não foram bem-sucedidas", informou a Nasa.

A agência espacial americana, porém, destacou que suas equipes já começaram a reconfigurar o sistema e que esse processo deve ser concluído até o fim da semana.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: