• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nasa começa preparativos para lançar Atlantis

A nave Atlantis foi transferida nesta quinta-feira para a plataforma de lançamento do Centro Kennedy na Flórida, apesar da ameaça de três tempestades tropicais, a fim de iniciar os preparativos para sua próxima missão, prevista para 8 de outubro.

A Atlantis deve iniciar uma nova aventura espacial de 11 dias com a missão de renovar as instalações do telescópio espacial Hubble, que foi colocado em órbita pela nave Discovery a quase 500 km da superfície terrestre há 18 anos.

Desde então, girou mais de 97 mil vezes em torno do planeta e proporcionou uma visão das estrelas que até então não tinha sido possível devido à distorção atmosférica da Terra. Esses avanços obtidos pelo Hubble serão potencializados quando a Atlantis, com uma tripulação de sete astronautas, consertar e melhorar a maior parte de seus equipamentos durante as cinco caminhadas espaciais programadas.

Com estes trabalhos de renovação, a Nasa prevê que o observatório estará pronto para, pelo menos, outros cinco anos a mais de pesquisas. Os astronautas instalarão uma nova câmera de fotografias panorâmicas (WFC3), que transmitirá imagens com alta definição e em toda variedade de cores, e um novo espectrógrafo mais potente, para determinar as mudanças que a luz sofre ao atravessar os gases de galáxias distantes.

Resta aguardar as mudanças do tempo e o avanço da tempestade tropical Hanna e do furacão Ike, que ameaçam a costa da Flórida. A princípio, a Nasa mantém seus planos de lançamento, embora já o tivesse suspendido duas vezes por causa da tempestade Fay e do furacão Gustav.
Se o tempo permitir, está previsto que a nave Endeavour se una à Atlantis na plataforma do complexo da Flórida no dia 19 de setembro.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: