• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Módulo europeu Julio Verne se desprende da ISS

O Veículo de Transferência Automatizado (ATV, na sigla em inglês) europeu Julio Verne se desprendeu hoje da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), ao término de uma missão de abastecimento e prestação de serviços.
"O desacoplamento foi realizado com êxito" às 18h29 (Brasília), disse um porta-voz do Centro Espacial Johnson, da Nasa, em Houston, no estado americano do Texas.

O módulo europeu se manterá em órbita ao longo das três próximas semanas, durante as quais será realizada uma série de experimentos científicos programados pela Agência Espacial Européia (ESA).

Concluído esse período, em 29 de setembro, Julio Verne abandonará sua órbita para ser atraído pela gravidade terrestre até desintegrar-se em um choque com a atmosfera.

O porta-voz revelou que espera que os restos do ATV, que tem cerca de 10 metros de comprimento por três metros de largura e pesa 20 toneladas, cairão sobre uma área isolada no oceano Pacífico.

O módulo Julio Verne, não tripulado, se acoplou há cinco meses à ISS após partir rumo à estação internacional em 9 de março último a partir de um centro de lançamentos da ESA na Guiana francesa.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: