• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Contagem regressiva para lançamento da missão lunar indiana

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, em inglês) iniciou hoje a contagem regressiva para o lançamento de sua primeira missão não tripulada à lua, informou hoje uma fonte do projeto espacial.

"A contagem regressiva do lançamento do Chandrayaan-1 começou esta manhã às 5h22 (21h52 de Brasília do domingo) e está progredindo sem problemas", disse o vice-diretor do Centro Espacial de Satish Dhawan, M. E. S. Prasad, citado pela agência "PTI".

O satélite, que pesa cerca de 525 quilos, será lançado a partir desse centro espacial situado perto da cidade de Chennai no próximo dia 22.
O lançamento está previsto para as 6h20 (22h50 de Brasília do dia 21) e será feito através de um veículo de lançamento de satélite polar.
Prasad disse que já finalizaram todos os preparativos, incluindo a revisão dos sistemas.

O satélite Chandrayaan-1 tem vida útil de dois anos e orbitará a 100 quilômetros da lua, para elaborar mapas e gravar imagens da superfície lunar.

A agência espacial indiana realizou vários lançamentos de satélites ultimamente, alguns de fabricação estrangeira.

Em setembro de 2007, a agência anunciou planos de construir uma "constelação" de sete satélites geoestacionários no valor de US$ 395 milhões até 2012.

A organização também anunciou hoje seus objetivos de alcançar um volume de negócio de cerca de US$ 60 milhões através da fabricação de satélites.

Fonte:EFE

Nenhum comentário: