• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nave Soyuz aterrissa com segurança no Cazaquistão


A nave russa Soyuz TMA-12 com os cosmonautas russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko e o turista espacial americano Richard Garriott aterrissou nesta sexta-feira no Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.
A nave, que tinha deixado duas horas e meia antes a Estação Espacial Internacional (ISS), aterrissou cerca de 300 quilômetros ao leste de Astana, a capital do Cazaquistão, como estava previsto.

"O retorno e a aterrissagem transcorreram normalmente. Helicópteros e veículos de resgate se dirigem ao local da aterrissagem", disse o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin, citado pela agência Interfax.

Segundo os primeiros relatórios das equipes de resgate, o estado dos três viajantes espaciais é satisfatório. A emissora de TV local Vesti exibiu imagens dos cosmonautas quando eram examinados por médicos junto ao módulo de aterrissagem. A manobra de retorno era esperada com preocupação, porque as duas últimas naves Soyuz retornaram à Terra em queda livre e de maneira descontrolada.

Volkov e Kononenko permaneceram por seis meses na ISS, enquanto o turista espacial americano, o sexto na história, ficou 10 dias na plataforma orbital.

A ISS está ocupada agora pela Expedição 18, integrada pelos astronautas americanos Michael Fincke, comandante da missão, e Gregory Chamitoff, além do cosmonauta russo Yuri Lonchakov.

Chamitoff permanecerá na estação até o acoplamento da ISS com a nave Endeavour, cujo lançamento desde o Centro Espacial Kennedy de Cabo Canaveral (EUA) está previsto para meados do próximo mês.
Fonte:EFE

Nenhum comentário: