• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Telescópio Hubble sofre novo problema, diz Nasa

Observações científicas feitas pelo telescópio espacial Hubble foram interrompidas devido à problemas surgidos enquanto o observatório era recuperado de uma falha em um computador, informou a Nasa, agência espacial americana.

Engenheiros trocaram com sucesso o sistema do Hubble para um computador de backup, na quinta-feira, e acompanhavam se os instrumentos do telescópio estavam sendo reativados automaticamente.

Porém, nesta sexta-feira, a Nasa divulgou uma notícia em seu site dizendo que "a ativação dos instrumentos científicos do telescópio e a retomada das observações foram suspensas em decorrência de duas anormalidades encontradas no sistema do telescópio na quinta".

O computador defeituoso, necessário para coletar e processar dados de instrumentos científicos, levou a Nasa a atrasar uma missão espacial há tempos aguardada para prestar serviço ao telescópio. O vôo foi reagendado para fevereiro, quando uma equipe irá tentar substituir o computador com problemas.

O telescópio espacial, que está a cerca de 485 km da órbita da Terra, mudou a compreensão dos cientistas sobre a origem, evolução e conteúdo do universo e forneceu imagens sem precedentes de galáxias distantes e fenômenos celestiais.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: