• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

China e Rússia enviarão sondas a Marte em 2009

China e Rússia vão trabalhar juntas num projeto para enviar duas sondas ao espaço com objetivo de fotografar Marte e uma de suas pequenas luas, em outubro de 2009, segundo informações da agência Reuters.

Uma sonda construída por chineses será transportada por um foguete russo, que estará transportando também um satélite da Rússia, informou o jornal Beijing News, citando um chinês que está à frente do projeto.

A sonda chinesa, que recebeu o nome de "Yinghuo 1", levará "duas câmeras para tirar fotos de Marte e Phobos (Marte 1 )", disse a reportagem citando Chen Changya, subchefe do projeto.

Os satélites dos dois países irão viajar juntos por 11 meses, com a sonda chinesa sendo abastecida com energia pela da Rússia, antes de se separarem ao entrarem na órbita de Marte, segundo o jornal.

A missão planejada para a sonda chinesa levará um ano na órbita para fazer as fotos, disse Chen, mas o engenheiros ainda estão estudando como manter a sonda, abastecida por luz solar, funcionando por sete "longos períodos de escuridão".

A sonda terá de passar pelos sete períodos de 8 horas de escuridão quando o sol for ocultado pelo planeta vermelho, com temperaturas caindo abaixo de 200°C, disse o jornal.

Se não conseguir armazenar energia própria, a sonda pode "congelar até a morte" e não voltar à Terra, acrescentou.

Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: