• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Nasa adia lançamento de novo veículo marciano


A Nasa, a agência espacial americana, anunciou hoje que adiou até 2011 o lançamento do Laboratório de Ciência de Marte (MSL, na sigla em inglês), devido a "problemas de equipamento" que precisam ser resolvidos antes da missão.

"A data de lançamento, em outubro de 2009, já não é factível, devido à necessidade de realizar mais testes e de resolver alguns problemas de equipamento", indicou a agência.

Michael Griffin, administrador da Nasa, explicou que o principal entrave está nos motores do jipe que fará a busca por condições de vida microbiana, presente ou passada. "Tenho total confiança de que a equipe do JPL (Jet Propulsion Laboratory) poderá superar as dificuldades, mas determinamos que uma tentativa para 2009 iria exigir que assumíssemos riscos demais - mais do que eu considero apropriado para uma missão especial como o Mars Science Laboratory", disse ele a jornalistas.

"Uma missão como esta está apenas atrás de uma missão tripulada em termos de importância", acrescentou Griffin. Ele afirmou que o problema técnico poderia ser resolvido em poucos meses, mas que só há oportunidades de lançamento para Marte a cada 26 meses, devido à posição relativa dos planetas em seu movimento de translação em torno do Sol.

O acréscimo financeiro em razão do adiamento será de US$ 400 milhões no custo total da operação, estimada em atingir a quantia de US$ 2,2 bilhões.

O veículo tem o objetivo de analisar amostras de solo e do núcleo das rochas em uma maior escala que os veículos anteriores - Spirit e Opportunity - para investigar a possibilidade do planeta ter abrigado alguma forma de vida.

Com informações das agências EFE, AP e Reuters
Fonte:Redação Terra

Nenhum comentário: