• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 25 de janeiro de 2009

CASF NO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

A 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração mundial da Astronomia e de suas contribuições para o conhecimento humano. Neste momento em que o interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia, o Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica.
O Ano Internacional da Astronomia foi inaugurado na última quinta-feira na sede da Unesco, em Paris, sob o tema “O Universo: descubra seus mistérios”. A cerimônia de abertura contou com a participação de vários Prêmios Nobel, cientistas de todo o mundo e cerca de 200 jovens estudantes de mais de 100 países.




No Ceará, Fortaleza e Sobral participarão no decorrer do ano, os principais eventos. O Planetário de Fortaleza fez o lançamento do Ano Internacional da Astronomia no Ceará quinta-feira, 22/01/2009 às 19:00hs(membros do Casf estiveram presentes).



Sobral terá em agosto uma extensão do encontro mundial de Astronomia que acontecerá no Rio de Janeiro. Alías, o Ceará em 2009 se tornará a primeira região do hemisfério sul do planeta com dois planetários digitais de última geração instalados. Os equipamentos já foram pelo governo do Estado.

* O Casf terá uma programação voltada para o Ano Internacional da Astronomia. Os eventos serão divulgados no Blog.

*** A Astronomia é uma das ciências mais antigas e mais completas. Deu origem a campos inteiros da Física , da Matemática e da Química. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais. Hoje telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama à ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano.

Bons céus a todos!!

Nenhum comentário: