• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 15 de março de 2009

Ônibus espacial Discovery é lançado rumo à Estação Espacial Internacional


O ônibus espacial Discovery foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para uma missão à Estação Espacial Internacional na noite deste domingo (15). Assim que foi lançado, às 20h43 (horário de Brasília), a nave traçou um arco branco e laranja no céu, com o objetivo de entrar em órbita.

A missão deverá ficar duas semanas em órbita para entregar um jogo de painéis solares de 300 milhões de dólares e um novo destilador para o sistema de reciclagem de urina da estação. Os painéis estão dentro de um módulo de 16 toneladas que irá completar a estrutura principal exterior de 11 segmentos da Estação Espacial Internacional.
O lançamento havia sido programado para a quarta-feira da semana passada, mas foi adiado para que o ônibus espacial recebesse reparos devido a um vazamento de combustível. Os engenheiros da Nasa instalaram novos lacres em uma válvula do tanque para resolver o problema.

O vazamento foi descoberto quando técnicos que trabalhavam na plataforma de lançamento começavam a encher o tanque do ônibus com 1,9 milhão de litros de hidrogênio líquido e oxigênio líquido.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário: