• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Astronauta brasileiro quer formar equipe cearense de robótica

Marcos Pontes esteve no Ceará neste 09/09/2009 apresentando projeto ao governador Cid Gomes e à prefeita Luizianne Lins. Em sua nova missão, a de embaixador da Fundação First, ele quer reforçar o estudo da robótica nas escolas do Estado. A estratégia é inserir ciência e tecnologia no currículo do ensino médio integral e formar craques em robótica para competições internacionais.

“O Governo tem todo o interesse em desenvolver atividades ligadas à robótica e tecnologia com jovens. Vamos analisar a possibilidade de aplicar cursos específicos em escolas profissionalizantes“, declarou Cid Gomes, por meio da assessoria de imprensa da Casa Civil.

Existem, no Ceará, 51 escolas do gênero e outras 49 devem ser instaladas até o final de 2010, de acordo com a assessoria de imprensa da Casa Civil. Foi a quantidade dessas instituições, que unem o currículo tradicional e o profissionalizante, que chamou a atenção do astronauta Marcos Pontes.

O Estado pode se tornar um campo para o desenvolvimento de times que reforcem a participação brasileira nos campeonatos mundiais, promovidos pela Fundação First e Lego Education. Pontes acredita que é possível “usar a experiência do Ceará como piloto para outros locais“.

Atualmente, 42 países (cerca de 14 mil times) participam das competições anuais da First. No Brasil, este ano, 620 times entraram na jogada; no Nordeste, apenas a Bahia tem representantes. As informações são do diretor de Operações da First do Brasil, Arnaldo Ortiz Clemente.

Ele explica que a preparação para os campeonatos é feita em cinco meses. O próximo passo, para o Ceará, é a escolha de professores voluntários para a devida capacitação. Crianças e jovens, na faixa etária dos dez aos 17 anos, devem compor os times. E o que eles ganham com mais essa disciplina? “Desenvolver o empreendedorismo juvenil, melhorar seu poder de negociação e de interação com os outros“, responde Arnaldo Ortiz.

O astronauta afirmou também que já esteve em outros estados, mas que percebeu no Ceará uma possibilidade de fazer exemplo na área de robótica e astronomia. “Nossa proposta é fazer com que crianças e jovens entre 10 e 17 anos sejam envolvidos no processo de planejamento, construção, montagem e programação de robôs para a realização de missões dentro de um cenário que incluem a participação em torneios mundiais de robótica”, disse. Ele acrescenta que o Ceará é um forte candidato a sediar uma das etapas regionais do circuito mundial de robótica. “A gente quer fazer do Ceará exemplo de e tentar formar times para competir nos torneios”, disse.

Fontes:
O Povo
www.ceara.gov.br

Nenhum comentário: