• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Estudantes de Tabuleiro do Norte representam o Ceará na 1a. Jornada de Foguetes da OBA

Neste dia feriado, um pequeno grupo de oito jovens estudantes cearenses parte para uma viagem e dá um importante passo na produção de conhecimento. Porque tiveram êxito no lançamento de seus mini-foguetes, construídos com seus próprios conhecimentos, estudantes da Escola Profissional Avelino Magalhães, de Tabuleiro do Norte, e do Colégio da Polícia Militar, de Fortaleza, representam o Ceará na 1ª Jornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no Rio de Janeiro, de 7 a 12 de setembro.

Trata-se de um projétil artesanal feito com garrafa pet e movido a vinagre e carbonato de sódio. Contagem regressiva e... Lá se vai para o céu o mini-foguete produzido por Vitor Oliveira de Lima, Guilherme Diniz da Silva Aquino e Gideoni Quaresma Maia. Eles são alunos do 1ª Ano do Curso de Informática, e tiveram orientação da professora de Física, Edineide Maia da Silveira. O foguete alcançou 54 metros. Quem pensa que é pouco, basta saber que de todos os grupos que fizeram lançamento no Ceará, os garotos tabuleirenses foram superados somente por outros cinco jovens do Colégio da Polícia Militar, de Fortaleza. Lá, Caio Dezerrir Martins, Djair Nogueira da Silva, Maíra Caroline Carloto Lopes, Beatriz Silva Bezerra e Alexandra Anselmo Lopes fizeram o artefato atingir 72 metros, após o lançamento do projétil.

A direção da escola de Tabuleiro defende o incentivo aos professores em apoiar os alunos em iniciativas para a melhoria da aprendizagem. "A escola funciona em tempo integral, possibilita atividades que proporcionam ações como essa. O prêmio vem num momento muito importante", diz a professora Edineide Maia.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: