• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NOITE INTERNACIONAL DE OBSERVAÇÃO DA LUA


 
O CASF, participará amanhã do evento internacional conhecido como  "o dia internacional de observação da Lua" que ocorrerá no colégio 7 de setembro amanhã apartir das 17:30h. Serão observados além da Lua, Júpiter e possívelmente o planeta Vênus.O evento contará também com a participação de astronomos amadores da cidade e de outras associações de astronomia amadora.

Maiores detalhes dessa campanha no site:

http://www.rba.astronomos.com.br/index.php

P.S. Além do CASF participar do evento no Colégio 7 de Setembro, teremos membros disponibilizando telescópios para observação em outro ponto da cidade: 


Uma noite dedicada aos jogos e à observação lunar 


Venha se divertir com os melhores jogos de tabuleiro do mundo, enquanto participa de um dos maiores encontros globais de observação de nossa tão amada Lua.


{link com foto jpeg do logo do evento}
http://www.lpi.usra.edu/observethemoonnight/downloads/lnOMNLogo_circleLg.jpg

JogaFortal é um evento formado por vários grupos de pessoas que se reúnem para jogar jogos de tabuleiro, especialmente os jogos de tabuleiro modernos. O encontro, chamado de JogaFortal, pois congrega entusiastas de jogos de tabuleiro de Fortaleza, é realizado atualmente no salão de eventos da Bilioteca Estadual Menezes Pimentel, A entrada é franca e aberta a qualquer pessoa.  

O 13º Jogafortal comemora o primeiro ano do evento, e por isso será especial: acontecerá num Buffet e terá duração de 24 horas. Além disso, no intervalo entre uma partida e outra, os jogadores poderão ainda se descontrair observando detalhes da Lua por meio de um telescópio instalado no gramado do local do evento. É que na noite de 18 de setembro acontecerá o "International Observe the Moon Night" (InOMN), ou Noite Internacional de Observação da Lua. Trata-se de um evento de proporções globais, organizado pela NASA, que envolverá toda a comunidade astronômica profissional e amadora, assim como o público em geral, numa noite voltada  para a observação da Lua e para o compartilhamento do atual conhecimento científico do nosso satélite natural.

TEXTO COMPLETO

No dia 18 de Setembro de 2010 será realizado um evento internacional chamado "International observe the moon night" (InOMN) ou Noite Internacional de Observação da Lua, com atividades simultâneas acontecendo em quase todo o globo, apoiado pelo centro de missões da NASA e pelo projeto Astrónomos sem fronteira. Aqui em Fortaleza teremos  uma noite especial onde todos os que participarem do.13º Jogafortal, no intervalo entre uma partida e outra, terão a chance de observar detalhes da Lua por meio de um telescópio do Clube de Astronomia de Fortaleza, disponibilizado no gramado, e se deslumbrar com seus mares secos, fabulosas crateras, picos e grandes canyons.
O projeto  InOMN teve inicio em 2009  com os  astrónomos da NASA realizando eventos nos Estados Unidos durante o ano Internacional de Astronomia com o objetivo de divulgar suas duas grandes missões lunares:  a LRO, que orbitava a Lua, e a LCROSS, que entrou em rota de colisão. Este ano, com o apoio dos Astrónomos sem fronteira e outras instituições, tornaram o evento internacional e querem repetir o sucesso do ano passado no âmbito mundial.

Quem quiser pode ainda aproveitar e jogar uma partida de Race for the Galaxy ... ou Galactic Emperor!

InOMN - International Observe the Moon Night
http://inomn-secaolunarreabrasil.blogspot.com/ (Site brasileiro)


JogaFortal

2 comentários:

Davi disse...

Opa! a noite de observação com jogos de tabuleiro foi muito interessante!
Obrigado pela oportunidade! =D

Clube de Astronomia de Fortaleza disse...

Olá Davi, esperamos sempre contar com sua presença em outros enventos.

CASF