• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 7 de agosto de 2011

Diário do Nordeste destaca Projeto Cometa na Praça do Ferreira

O Diário do Nordeste destacou, na capa da edição de 06 de agosto de 2011, evento do Projeto Cometa promovido pelo CASF na Praça do Ferreira.


(Diário do Nordeste) Astronomia para compreender universo

Observação dos astros em praça pública populariza e divulga a Astronomia para população cearense

E no que a astronomia interfere na minha vida? Mas o que é mesmo que ela estuda? Essa era a pergunta feita pela maioria dos populares que passavam ontem, pela Praça do Ferreira, no Centro, e disputavam lugar nas filas dos quatro telescópios e dois binóculos instalados no local para observação da lua, estrelas e o planeta Saturno.

A iniciativa faz parte do Projeto Cometa, do grupo Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), que tem por objetivo popularizar e divulgar, através de apresentações e observações telescópicas, a astronomia nas escolas públicas, praças, comunidades e público em geral no Estado do Ceará.

"Já passamos por duas escolas e essa é a primeira vez, este ano, que vamos à praça. Em 2009 fizemos algo parecido no mesmo lugar e o público também foi bem receptivo e interessado. Este ano tivemos o apoio da Prefeitura de Fortaleza", informou um dos fundadores do Casf, Paulo Régis.

Pelo visto a curiosidade das pessoas se mantém permanente sobre o universo. Na noite de ontem, podia se perceber este incrível fascínio que os atros exercem sobre a população.

"É igualzinho como a gente vê nos livros. Era uma curiosidade que eu tinha, ver Saturno foi emocionante. Agora espero que minhas filhas cheguem a ter esse contato mais próximo com o universo e saibam como ele interfere em nossas vidas", disse o webdesigner Henrique Coimbra, 37 anos.

Para o estudante Isaac Taumaturgo, 12 anos, o momento na praça foi marcante, pois pela primeira vez pode observar a lua em telescópios profissionais. O jovem pretende ser astrônomo e já até participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

"Eu vou ser astrônomo e estudo todos os dias para isso, é a minha paixão. Admiro muito o trabalho do Casf. É muito importante para todo mundo saber o valor dessa ciência", comentou o estudante.

Nem todas as pessoas que ali se encontravam tinham a noção da importância da astronomia em suas vidas, porém a beleza de cada da riqueza de detalhes dos anéis de Saturno e o relevo lunar, faziam com que muitos entrassem várias vezes nas filas. O projeto tem o apoio da Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e deve percorrer outras cidades do Estado.

Fique por dentro
Lei das estrelas
Astronomia, significa, etimologicamente, "lei das estrelas". Palavra de origem grego, pois os povos acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas Hoje é tida por muitos estudiosos como a ciência mais completa, e abre-se num leque de categorias complementares aos interesses da Física, da Matemática, entre outras disciplinas. Procura respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu.

THAYS LAVOR

REPÓRTER


Link da matéria:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1022088

Nenhum comentário: