• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 29 de julho de 2012

Casf faz primeiro registro do Cometa Panstarrs no Ceará, novas fotos do céu profundo e registra também a conjunção da Lua com os planetas Júpiter e Vênus dia 15.07.2012.


O cometa  C/2011 L4 Panstarrs foi descoberto em 5 de junho de 2011 pela equipe do telescópio Panstarrs-1, de 1800 milímetros, localizado no Havaí. 

Quando foi descoberto, C/2011 L4 Panstarrs se localizava muito além da órbita de Júpiter, a 1.4 bilhões de km do Sol. No momento da foto feita pela equipe do CASF (Dennis, Hilbernon e Paulo Régis) o cometa estava a 1.2 bilhões de km do Sol com magnitude em torno de 12,5. Realmente um bom trabalho da equipe local considerando a distancia e a magnitude. O telescópio utilizado, o Coruja I, também permitiu o registro visual do cometa. Outros registros deste cometa no Brasil foram feitos por observadores de Campo Grande-MS, de São Jose dos Campos e Araçatuba-SP e em Alto Paraíso de Goiás.
















Estimativas mostram que C/2011 L4 Panstarrs deverá ser visível a olho nu em março de 2013 e poderá dar um show nos céus quando estará a apenas 45 milhões de quilômetros do Sol. É esperar e conferir.

Na mesma noite os membros do Casf fizeram mais algumas imagens de objetos do céu profundo como a da Nebulosa Trífida abaixo.



A Nebulosa Trífida  é uma região da via láctea composta de gás estelar e poeira onde estar a ser formar  novas estrelas.

Os membros do Casf. também apreciaram e registraram fotograficamente a conjunção entre a Lua e os Planetas Júpiter e Vênus. Abaixo foto da conjunção tirada por Dennis Weaver do Casf.



Conjunção é a aproximação angular de dois ou mais astros no céu. Ocorre quando dois ou mais objetos aparentemente se aproximam um do outro no firmamento. Dizemos aparentemente porque isso só ocorre visualmente. Na realidade Lua, Júpiter e Vênus estão bem distantes entre si, mas suas posições em relação à Terra nos deu a impressão de que estavam muito próximos.

Nenhum comentário: