• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Turismo espacial tem novo impulso em 2013 (ou como ganhar uma viagem para o espaço num sorteio)


A linha de Kármán, limite teórico da atmosfera terrestre, onde as auroras se manifestam. Fonte: Wikipedia.

Que tal se tornar astronauta e ver a curvatura da Terra do espaço? Muitos sonham com essa possibilidade. Até há pouco tempo atrás, isso só era possível para os profissionais das agências espaciais ou para uma elite endinheirada. Mas agora ela pode se tornar real para qualquer interessado(a). Ou, pelo menos, para quem tenha um pouco de paciência, um bom palpite, um bocado de coragem ... e muita sorte!

Praticar turismo espacial pode ser definido como viajar ao espaço, isto é, até a uma altitude superior a 100 Km da superfície terrestre (conhecido como linha de Kármán), por motivos de negócios, lazer ou recreacionais. Um punhado de empresas brotou nos últimos anos com o objetivo de explorar as oportunidades que essa nova fronteira oferece. Elas alimentam a esperança de consolidar no futuro uma indústria de turismo espacial. No momento, no entanto, apenas a Agência Espacial Russa teve condições de prover o transporte para apenas 07 (sete) turistas desse tipo. E mesmo assim, tais operações foram suspensas em 2010. O problema está no preço, entre 20 e 40 milhões de dólares, além de um cronograma apertado para levar e trazer cosmonautas/astronautas entre a Terra e a EII - Estação Espacial Internacional.

Atualmente, um certo número dessas companhias de turismo espacial já iniciou a venda de "bilhetes" para o espaço, na forma de voos sub-orbitais a até orbitais, com diferentes durações e níveis de conforto. Definitivamente o turismo espacial ganhará um novo impulso em 2013, e mais ainda em 2014. Mesmo que a tecnologia ainda não esteja totalmente pronta e testada, outras tantas companhias (e indivíduos) já compraram alguns desses "bilhetes" e já estão fazendo campanhas publicitárias promocionais em cima deles.

É o caso da KLM, empresa aérea holandesa associada da Air France, que no último dia 12, por exemplo, anunciou que vai lançar um balão de alta altitude do deserto de Nevada no dia 22 de abril de 2013. O balão é semelhante ao usado por Felix Baumgartner, o austríaco que fez o salto mais alto da história (39 Km). Mas, ao invés de uma cápsula contendo uma pessoa, o balão levará uma cápsula contendo um bilhete para o espaço ... que poderá ser ganho por você! Outras promoções foram encampadas, por exemplo, por uma fabricante de desodorantes, que já encerrou a inscrição de novos participantes.

Para tentar correr o risco de ganhar uma viagem para a ionosfera, é antes preciso se inscrever no site oficial da promoção (a participação é gratuita para qualquer interessado, mas restrita para maiores de 18 anos). Você vai precisar informar seu nome, endereço e e-mail, além de gastar alguns minutos para concluir o processo. Tal como acontece com todo voo espacial, nada é tão simples como parece!

http://space.klm.com/

Primeiro, há uma animação com uma introdução do projeto, após o que você deve prever a altura máxima que o balão vai chegar e até onde ele vai viajar a partir do seu ponto de lançamento. Cada combinação de altitude e deriva horizontal é única (vale lembrar que os ventos, nessa região do deserto do Mojave e época do ano, costumam soprar numa direção majoritariamente norte-sul). Ninguém mais pode escolher o seu palpite. Se o balão se aproximar mais do ponto do espaço que você definiu, então parabéns! Você terá ganho o Grande Prémio: um voo para o espaço a bordo do LynxSXC, uma viagem no valor de US$ 95.000. O prêmio ainda inclui uma viagem até Curaçao, com direito a acompanhante e estadia em hotel.

O Lynx SXC é um veículo espacial construído pela XCOR Aerospace, uma empresa privada baseada na Califórnia, Estados Unidos, que desenvolve tecnologias de foguetes e voo espacial. O primeiro voo de teste do Lynx será em abril de 2013, mas espera-se que ele entre em operação somente em 2014.

A decolagem é horizontal, a partir, por enquanto, de um porto espacial no deserto do Mojave. O Piloto e o passageiro (isso mesmo, a capacidade do Lynx é de apenas duas pessoas) vão experimentar uma aceleração semelhante à de um caça a jato ou um carro de corrida de Fórmula 1. Uma vez no ar, o Lince logo fará uma curva direto para cima, em uma subida vertical que definirá o seu curso rumo ao espaço.

Um minuto após a decolagem, você estará quebrando a barreira do som e continuando a subir para a borda da atmosfera. Dois minutos depois, o Lynx ultrapassará Mach 2,0 (a mesma velocidade do Corcorde) para atingir então Mach 2,9 e subir cada vez mais alto.

A uma altitude de 58,5 km acima da terra o motor será desligado e a nave entrará em voo parabólico. O Lynx continuará sua ascensão até uma altura de cerca de 103 km e o passageiro torna-se-á oficialmente um astronauta. Durante 5 ou 6 minutos, o recém-criado Astronauta vai experimentar a sensação de gravidade zero.

A descida começará gradualmente, mas se tornará muito rápida nas fases finais, exigindo uma manobra radical, a qual fará exercer uma aceleração de 4,5 G sobre o piloto e o passageiro, por um período de até 25 segundos.

Depois de um vôo de deslizamento de cerca de 25 minutos, após as extremas forças G, a nave estará de volta em sua base espacial de origem.

Tempo total de vôo: 1 hora.

Algum(a) voluntário(a)?

Nenhum comentário: