• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 27 de novembro de 2016

Astrônomos amadores cearenses flagram objeto brilhante cruzando os céus de Paramoti





Equipe Casf desta observação: (Paulo Régis, Tatiana, Hilbernon, Dennis, Leiliane, Nivardo, Evandro e Evandro Filho)



 Imagem do site: http://www.bramonmeteor.org/bramon/bramon-registra-primeiro-earthgrazer-de-2015/

Membros do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) observaram na noite de 26 de novembro (sábado) um objeto brilhante atravessando o céu de Paramoti, cidade do interior do Ceará, localizada a 99 Km de Fortaleza. O objeto foi inicialmente avistado pela equipe de astrônomos amadores às 19h 41min, horário local, vindo da direção norte, mais precisamente da constelação do Touro, numa região do céu próxima às Plêiades (um aglomerado de estrelas popularmente conhecido como “sete-estrelo”). Além de ser muito brilhante, chamava a atenção pela cor amarelo-alaranjada ou ocre, com o formato mais ou menos esférico e acompanhado de uma curta cauda. À medida que o objeto ganhava altura e se deslocava mais para o sul, foi desenvolvendo uma longa e bem delineada cauda, formando uma bela imagem que lembrava o aspecto típico de um cometa. Ao atingir a parte mais alta do céu, o tamanho da cauda do objeto se entendia por aproximadamente 7 graus, ou cerca de 15 vezes o diâmetro aparente da Lua cheia.

Ao longo de sua trajetória, os 6 membros do clube (Hilbernon, Dennis, Leiliane, Nivardo, Paulo e Tatiana) não observaram nenhuma explosão, variação súbita de brilho ou fragmentos se soltando. Pelo contrário, o objeto manteve por vários segundos um aspecto contínuo, enquanto seguia em linha reta um movimento suave rumo ao horizonte sul. Ao se distanciar dos observadores, o objeto foi aos poucos se esmaecendo e perdendo a cauda, até apresentar um aspecto pontual brilhante cerca de 5 graus acima do horizonte, quando então foi visto desaparecendo lentamente por detrás da linha de telhados das casas da vizinhança. No total, o avistamento durou cerca de 40 segundos.

Pelas características observadas, este fenômeno muito provavelmente deve se tratar de um meteoro do tipo rasante, conhecido pelo termo em inglês “ Earth grazer”, isto é, “que arranha a Terra”. Meteoros desse tipo surgem a partir de um pequeno corpo celeste rochoso e/ou metálico, que se aproxima do nosso planeta numa trajetória “rasa”, ou tangencial. Isso faz com que ele apenas “raspe” as porções mais altas da atmosfera (podendo formar longas caudas) mas sem chegar a adentrar plenamente nela, o que o desintegraria por completo. Eventualmente podem até retornar para o espaço e continuar assim suas solitárias jornadas em torno do sol. Meteoros desse tipo podem ser vistos de uma zona geográfica relativamente vasta, dada a grande altura e o forte brilho envolvidos. No caso em questão, já há relatos nas redes sociais de avistamentos em data e hora compatíveis em várias cidades do Piauí e Ceará. “Earth grazers” costumam ser notados logo antes do amanhecer ou logo depois do sol se por, como também aconteceu neste caso. É possível, ainda, que este bólido tenha relação com a chuva de meteoros Geminídeos, que ocorre todos os anos em dezembro.

O CASF, clube formado por entusiastas pela Astronomia de Fortaleza e região metropolitana, se reúne regularmente em locais com baixa poluição luminosa, como é o caso do sertão cearense, para fazer observações do céu noturno a olho nu e com instrumentos, como binóculos e telescópios. Infelizmente, dessa vez, não foi possível registrar em vídeo ou fotografia o fenômeno da noite do último sábado, pois o grupo naquele momento havia acabado de chegar no local de observação.

Por Hilbernon Almeida Filho(Presidente do CASF)

Nenhum comentário: