• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

sábado, 25 de fevereiro de 2017

ECLIPSE PARCIAL DO SOL EM FEVEREIRO DE 2017 PODERÁ SER VISTO NO BRASIL.

Um eclipse solar anular vai acontecer no dia 26 de fevereiro de 2017, domingo de carnaval. A Lua se posicionará entre a Terra e o Sol, mas a uma distância tal que não ocultará completamente o disco solar.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Faixa de visibilidade do eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017. A faixa mais escura marca a região onde será visto como anular, e as mais claras, como parcial.

 Será visível em partes da América do Sul e África. Em Fortaleza, esse eclipse será parcial e não muito óbvio, devido à pequena fração do Sol obscurecido pela Lua (2.9%).

A imagem pode conter: texto

 Aqui o eclipse terá início às 11:45.O máximo irá ocorrer às 12:28. O evento vai chegar ao fim às 13:10.


Nenhum texto alternativo automático disponível.
 Aspecto do disco solar no momento máximo do eclipse em Fortaleza
                    
 Ainda neste ano, um outro eclipse solar parcial poderá ser visto de Fortaleza, no dia 21 de agosto. Neste dia o sol irá se por sob o horizonte ainda eclipsado pela lua.                        
 NUNCA se deve observar o sol sem a devida proteção, por risco de cegueira permanente e imediata. Só se deve observar o sol por meio de filtros solares especialmente feitos para esta finalidade, como por exemplo, os filtros solares comercializados pela empresa Thousand Oaks. Esses filtros bloqueiam 100% da irradiação ultravioleta e infravermelha, e até 99,999% da luz visível. NÃO se deve tentar JAMAIS usar chapas de Raios X, vidro esfumaçado ou nada desse tipo.
Uma maneira indireta e segura de acompanhar um eclipse solar é por meio do método de projeção. Você pode fazer uma pequena perfuração numa folha de papel ou papelão e deixar a luz do sol atravessar esse furo. Observe a projeção da sombra da folha contra o chão e o pequeno disco iluminado que vai se formar no meio. Quanto mais distante você segurar a folha do chão e menor for o furo, maior e mais nítido será o disco no chão e mais facilmente você poderá perceber a obstrução do sol pelo disco da lua. De novo, NÃO se deve olhar para o sol, mas para o chão, isto é, para a projeção no chão da luz solar.

Nenhum comentário: