• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 23 de março de 2017

Cometa pode ser observado com binóculos em março e abril

Um cometa está visível na constelação da Ursa Maior com magnitude aparente em torno de +9, com tendência a se tornar ainda mais brilhante nos próximos dias.
Trata-se do cometa 41 P/Tuttle-Goacobini-Kresak, um cometa periódico que orbita o sol a cada 5,4 anos, descoberto em 1858. No final do mês de março ele atingirá o perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, a 21,2 milhões de quilômetros. Essa distância é equivalente a 55 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Durante uma de suas aparições anteriores, em maio de 1973, este mesmo cometa apresentou um aumento brusco de brilho: sua magnitude saltou de +14 para +4, tornando-se assim facilmente visível a olho nu.



Foto do cometa 41 P/Tuttle-Goacobini-Kresak na madrugada do dia 17 de março de 2017, desde Ishikawa, Japão. Empilhamento de 46 fotografias de 30 segundos de exposição e ISO 12800. Câmera Canon EOS 6D. Crédito: Yasushi Aoshima.

Para localizar o cometa no céu, tente observar de um local aberto e afastado o máximo possível de fontes de poluição luminosa, como postes ou casas. No Ceará, o cometa pode ser encontrado baixo no céu, cerca de 25º acima do horizonte norte. Use como guia as estrelas da Ursa Maior, que aparentam formar uma grande "concha" (veja o mapa abaixo).



Mapa para localizar o cometa 41 P/Tuttle-Goacobini-Kresak. As marcas indicam a posição do astro à meia-noite de cada dia, no Tempo Universal Coordenado (21h na hora de Fortaleza). Na noite do dia 21 para o 22 de março a trajetória do astro o leva a passar bem próximo da galáxia M 108 e da nebulosa planetária M 97, formando assim um belo triângulo e uma boa oportunidade para astrofotografias.
O cometa tem aspecto difuso e é melhor visualizado em céus escuros, em torno das 22h, com telescópio e oculares de baixo ou médio aumento (por exemplo, oculares de distância focal de 30 e 13 mm, respectivamente) ou em fotografias de exposição de alguns segundos. Há previsões de aumento do brilho deste cometa para o final de março e começo de abril, quando então poderá ser melhor visto com binóculos 10x50 em um céu escuro, embora nessa época ele vai estar mais baixo no céu.

Por: Hilbernon Almeida F.(Presidente do CASF)



Nenhum comentário: