• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

domingo, 6 de agosto de 2017

EQUIPES DO CASF SE PREPARAM PARA REGISTRAR O MAIOR ECLIPSE SOLAR DA HISTÓRIA


Image result for eclipse solar simulação
                                     
Na tarde do dia 21 de agosto, os cearenses poderão apreciar um belo espetáculo no céu pois estará ocorrendo um eclipse solar. Nos países do hemisfério norte como os Estados Unidos, o público poderá acompanhar o eclipse em sua totalidade, enquanto no Ceará, e outras regiões do Brasil ele será visto parcialmente.


                            Foto de eclipse solar

Esse eclipse é importante para ser registrado porque será um dos eclipses de melhor visibilidade no Nordeste e Norte do Brasil. Outro eclipse semelhante e com boa visibilidade aqui na região, pode demorar para acontecer novamente. Os astrônomos do CASF(Clube de Astronomia de Fortaleza) e demais estudiosos do assunto estão se preparando para registrar o evento de diversas partes do Ceará.
Aconselhamos também ao público curioso que quiser ver o fenômeno a não observa-lo diretamente a olho nu nem com telescópios e binóculo sobre o risco de ter sua visão afetada e provocar até cegueira. Se for possível, use filtros solares ou óculos especiais com filtros para justamente observar esse fenômeno.

Na capital, Fortaleza, o eclipse será visto de forma parcial e começará por volta das 16h20min ou 16:30min e atingirá o máximo de sua parcialidade por volta das 17h:30min.
Esse eclipse está sendo considerado o “maior eclipse solar da história” no hemisfério norte porque terá uma duração bem alongada de 3 min a sua totalidade.
O eclipse solar ocorre quando a Lua fica situada entre a Terra e o Sol, ocultando a luz do sol de forma total ou parcial. Para ocorrer esse fenômeno, os astros precisam estar bem alinhados.
Boas observações a todos.
Como será visível o eclipse no mundo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=wckrwcFTlxY


Outras fontes:
http://atravesdoceu.blogspot.com.br/2012/01/
http://astro.ufes.br/eclipse-solar-carnaval2017


Nenhum comentário: