• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 23 de maio de 2019

CASF COMPLETA 12 ANOS


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Paulo Régis, noite, céu e atividades ao ar livre

Hoje , o CASF(Clube de Astronomia de Fortaleza),completa seus 12 anos de existência.Fundado em 2007, a associação surgiu destinada ao estudo e divulgação da astronomia e ciências afins. Com influência da antiga SBAA(Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia), do Professor Rubens de Azevedo, Claudio Pamplona, Dermeval Carneiro, Romulo Argentierri, Marijeso Benevides, Ferruccio Ginelli,Jean Nicolini e demais astronomos amadores do passado, a agremiação surgiu com o propósito de dar continuidade a essa grande história que começou com Camille Flamarion no século XIX."A popularização e estudo da astronomia para o público geral”.
A história começou especificamente, em 4 de dezembro de 2006, quando o estudante do curso de História da UFC e professor George Yure de Andrade Castro, que também era apaixonado pela astronomia e estudioso do tema, fazendo vários cursos na área, teve a ideia de criar uma comunidade no orkut intitulada:"Comunidade de Astronomia de Fortaleza",já pensando na possibilidade de quem sabe, com essa comunidade formar um grupo de estudos de astronomia.
Ao mesmo tempo, no Colégio Cristhus o estudante Leandro Silva, o diretor do observatório do Cristhus Dennis Weaver e o ex-diretor do Museu do Eclipse de Sobral Saulo Machado Filho, se reuniam no próprio Cristhus com os mesmos pensamentos.
A primeira ideia de tentar uma reunião do grupo, partiu de um anônimo, (que na verdade tinha sido o professor Yure), na comunidade virtual no dia 8 de dezembro de 2006, quando boa parte dos membros que entraram na comunidade naquele ano, decidiram se encontrar no dia 26 de janeiro de 2007 em frente ao planetário do Dragão do Mar no projeto: "Noite das Estrelas".
O Encontro do grupo da comunidade de astronomia de Fortaleza teve componentes que participaram só no começo e outros que ainda estão até os dias de hoje, Leandro Silva, George Yure de Andrade Castro primeiros (fundadores a participar), Vitor Alencar,Jaques Oliveira, Waldeney Silva)
Depois desse encontro, passou um certo período sem discutirmos a possibilidade de nova reunião, até que o Prof.Dennis Weaver resolveu convidar o grupo para fazer uma reunião no Colégio Cristhus da Aldeota através da comunidade do orkut em 06 de maio de 2007. Foi então que na noite de 23 de maio daquele ano, com a reunião de 10 membros às 18:30h em que participaram os membros fundadores: Dennis Weaver, Saulo Machado,Arnoldo Nunes,Paulo Régis B. da Rocha, Leandro Silva, George Yure de A. Castro, Bill Bastos ,Daniel Marlon, Iza Freitas e Marcos, foi criado o CASF, com o propósito de divulgar a astronomia em nosso estado utilizando sua multidisciplinaridade científica e educacional para o público geral de maneira a ajudar de forma lúdica na difusão da ciência em nosso estado.
O CASF foi uma instituição que surgiu com todas os problemas de qualquer outra instituição, mas mesmo sem recursos financeiros, e sem sede própria, todos se engajaram e até hoje, embora um pouco menos, devido a questão de falta de tempo, se engajam em fazer com que ele exista e atue na divulgação da astronomia, como faziam antes o professor Rubens de Azevedo e seus amigos da SBAA(Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia).
Fizemos em Setembro de 2007 uma "STAR PARTY" na casa do membro fundador Paulo Regis, onde nessa data especial, foram eleitos os primeiros diretores do CASF na gestão 2008-2009, que inicialmente contou com a eleição dos seguintes membros:
DIRETORIA:
- Presidente: Prof. Dennis Weaver
- Secretário o Prof.George Yure de Andrade Castro
- Tesoureiro o Prof.Saulo Machado Filho(depois Leandro Silva)
CONSELHO FISCAL:
Ficou composto pelos membros:
-Arnoldo Nunes,
-Leandro Silva(depois Bill Bastos)
De lá para cá, houve mudanças nesse quadro, com a saída de membros e a entrada de novos membros. Por exemplo, a atual direção conta com a presidência do médico Hilbernon Almeida Filho.
ALGUNS EVENTOS IMPORTANTES QUE O CASF PARTICIPOU E REALIZOU:
-15 de novembro de 2007
Participação da feira de ciências escola Ubiratan Diniz de Aguiar em São Luiz do Curu-Ce.
-7 de dezembro 2007
Participação na Feira Cultural e Científica promovida pela Escola de Ensino Médio José Pinto Brandão em Umirim-Ce.
-5 de Abril de 2008
Participação no projeto Percursos Urbanos , promovido pela Ong Mediação de Saberes e BNB(Banco do Nordeste do Brasil)
Tema:”Na Trilha das Estrelas"
-27,28 e 29 de maio de 2008
Participação na semana cultural promovida pelo PNV(Projeto Novo Vestibular) no Centro de Humanidades II - PNV (Av. da Universidade, 2762 - Benfica)com palestra proferida pelo atual diretor do museu do Eclipse Emerson Ferreira de Almeida no Auditório do Bloco onde funciona o curso de história e a pós- graduação da faculdade de economia e o tema foi sobre o Eclipse de Sobral em 1919.Já o presidente do CASF o prof. Dennis Weaver proferiu palestra sobre o Sistema Solar
-1 e 2 de agosto de 2008
Observações públicas e pesquisas astronômicas realizadas na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sabino Luís Nunes da Silva em São Luiz do Curu-Ce, tendo sido observado nesse período o cometa Holmes
O CASF no Ano Internacional da Astronomia.
-27 de fevereiro de 2009
O CASF novamente vai a São Luiz do Curu-Ce, realizar palestra de divulgação do Ano Internacional da Astronomia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Sabino Luís Nunes da Silva.No caminho de volta na estrada no município de Croatá-Ce ,os membros conseguem visualizar e fotografar o cometa Lulin.
-3 de Abril de 2009
Apresentação do evento:”A 67 vaiaram o sol na praça do Ferreira agora vamos ver e Aplaudir a Lua”, em que foram disposto na praça do Ferreira no centro da cidade de Fortaleza-Ce Telescópios, binóculos e um telão em que as imagens da lua foram transmitidas ao vivo par mais de 300 pessoas que passavam pelo local.
-26 de maio de 2009
Participação do CASF na conferência internacional de astrofísica “Sobral Meeting”.
-26 e 27 de Junho de 2009
CASF realiza multievento na cdade de Senador Pompeu a convite do advogado Dr. Vadecy Alves.
-26 de setembro
Observações públicas no lago Jacarey.
-22,23 e 24 de outubro de 2009
Participação do CASF nas “Noites Galileanas” evento mundial promovido em homenagem ao ano internacional da astronomia.
-19 de Fevereiro de 2010
O Clube fica frente no Ceará, da observação da ocultação de uma estrela de magnitude 11 pelo objeto trans-netuniano Varuna. O evento contou com a participação presencial do Astrônomo Bruce Berger do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e astrônomos do observatório de Paris, observatório nacional e CEAMIG, associação de astronomia de Minas Gerais.
-21 de dezembro de 2009
Observação e registro de eclipse total da lua por comissão do CASF em Paramoti.
-8,9 e 10 de junho de 2012
O CASF participa e ajuda a organizar em Fortaleza o VIII EINA que hoje voltou a se chamar EANE que é o encontro nordestino de astronomia.
-9 de novembro de 2013
Registo em Paramoti dos cometas Ison e Lovejoy por expedição do CASF .
-29 de março de 2015
Observação e registro de uma estrela “nova” na constelação de sagitário.
-26 de novembro de 2016
Observação e registro de objeto estranho no céu de Paramoti, sendo que ainda no mesmo mês, membros do grupo registram a super lua.
-21 de agosto de 2017
Equipes do CASF registram em vários pontos de Fortaleza e Região Metropolitana o eclipse parcial que foi chamado pela imprensa de o “maior eclipse solar da história”
-27 de julho de 2018
O CASF realiza evento de observação públca em parceria com o corpo de bombeiros na praia da avenida Leste –Oeste para a observação de eclipse lunar.
-1 a 29 de setembro de 2018
O CASF promove com a ajuda do planetário Rubens de Azevedo um curso de “introdução a astronomia amadora”.
-14 a 16 de novembro de 2018
Membros do CASF fazem observação e registro do cometa 46P/Wirtanen;
*Além desses eventos e Palestras públicas que o CASF promoveu no auditório arena do Colégio Christus e no auditório do Colégio do 7 de Setembro, ainda desenvolveu alguns outros projetos culturais de 2007 para cá. Por exemplo, em 2007 e 2008 no observatório do Christus cujo diretor é o nosso atual presidente Dennis Weaver foram desenvolvidas observações públicas gratuita orientadas pelo pessoal do CASF no projeto”QUARTA CELESTE” que vigorou no Christus até final de 2008.
-Ajudou na criação do CVJA(Clube Vale Jaguaribano de Astronomia) e participaram do evento de inauguração do observatório “Sírius” em Limoeiro do Norte;
-Auxilia e mantém intercambio com o CAB(Clube de Astronomia de Baturité);
-Mantém intercambio com várias outras instituições do Brasil e do Nordeste e do Ceará sendo membro da LINEA(Liga Nordestina de Astronomia).
Outro projeto interessante de divulgação da astronomia que o CASF realiza para as camadas populares é o “PROJETO COMETA”, que tem como objetivo a divulgação da astronomia através da “multidisciplinaridade” para os alunos das escolas públicas de maneira gratuita e com a intenção de despertar nos alunos o gosto pela pesquisa e pelos estudos das várias ciências.
Logomarca do Projeto Cometa
Em 14 de setembro a 30 de novembro de 2007 ele foi desenvolvido na escola de Ensino Fundamental e Meio Antonio Sales.

E no período de 27 de Agosto a 22 de Novembro de 2008. No CEJA(Centro de Educação de Jovens e Adultos do bairro José Walter).

Mais fotos e detalhes das atividades que realizamos no IYA 2009" ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA", como o Sobral Meeating, observações na praça do Ferreira, Noites Galileanas, observações no Lago Jacarey, e agora em 2010 com a participação de observações científicas como a ocultação de uma estrela na constelação de Gêmeos pelo planetóide Varuna com a presença de membros do observatório de Paris, observatório nacional, do CEAMIG(Associação astronomica lá de Minas Gerais) e a presença do astronomo americano Bruce Berger do (MIT)Instituto Tecnologico de Massachusett nos links abaixo:
Vejam no blog de eventos do CASF:
http://casfiya2009.blogspot.com/
www.astronomiaemfortaleza.blogspot.com/…/casf-estara-frente…
Enfim nesse ano em que o CASF completa 12 anos de existência, percebemos que ainda há muito para ser feito em termos de divulgação e ainda precisamos desenvolver uma estrutura cada vez mais sólida da instituição.Atualmente com a ajuda de novos membros professores, pesquisadores, estudantes acadêmicos de diversas áreas, conseguimos melhorar um pouco mais em nossa organização de eventos e até arranjamos outra sede provisória. Como não dispomos ainda de muitos recursos financeiros, uma sede própria(pois funcionamos junto a uma outra associação parceira), ainda temos muito a caminhar para fortalecer o CASF. Apesar de tudo, os resultados obtidos desde sua criação e a cada ano que passa vão ficando cada vez mais visíveis.
A todos que fazem o CASF, um feliz aniversário e que nesse ano, a instituição possa se desenvolver cada vez mais e melhor, divulgando sempre essa maravilhosa ciência que é a mãe de todas as outras ciências “A ASTRONOMIA” .
PARABÉNS CASF

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite!!! Meu filho tem 9 anos e adora astronomia. Gostaria de saber se vocês têm algum programa de incentivo à crianças co. Essa idade.

Edson disse...

Olá queria tira uma grande dúvida sobre que lente eu usa no meu telescópio 114 mm tenho duas uma de 20 mm e outra de 12.5 mm e uma barlow 3x só que fica muito embasada como é que eu faço que lente eu compro pra mim ver os planetas