• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Acabou de partir de nosso convívio terrestre o Grande Caçador de Estrelas Rubens de Azevedo.

As Astronomias Brasileira e Nordestina estão de luto.


Acabou de partir de nosso convívio terrestre o Grande Caçador de Estrelas Rubens de Azevedo.




Que o Cosmos, onde seu pensamento sempre morou, o receba de volta à casa sideral, pois em nossos corações e mentes o Grande Astrônomo já gravou para sempre a sua vida, seus feitos e seu exemplo.

"Um caçador em partida

Entre as estrelas perscruto

E na sua despedida

Até o céu se fez luto.


Suas palavras... não mais tê-las..

Meu coração paira quedo

Ao caçador de estrelas

Grande Rubens de Azevedo".


Dênis Moura de Lima





Faleceu hoje Rubens de azevedo - Grande nome da Astronomia Brasileira



Prezados,
Faleceu hoje dia 17/01/08 em Fortaleza, aos 86 anos, o professor Rubens de Azevedo, um dos grandes personagens vivos da história científica cearense. Poeta, pintor, desenhista, artista, historiador, geógrafo, escritor e astrônomo, destacou-se em vários ramos profissionais. Porém, a ciência sempre foi sua grande paixão, sobretudo a Astronomia, a qual dedicou-se muito em seus estudos. Nascido em Fortaleza na década de 20, apesar de ter tido uma infância humilde e com muitas dificuldades, filho do grande pintor e poeta Otacílio de Azevedo, que pertenceu aos intelectuais da Padaria Espiritual, "Seu Rubens" , como é chamado por seus amigos mais próximos, foi um dos maiores astrônomos cearenses de todos os tempos.


Em 1947 fundou, com outros professores, estudantes e até donas-de-casa, a primeira sociedade astronômica do País, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia (SBAA), a qual teve muita atuação no desenvolvimento de uma cultura científica no País, ajudando a criar várias outras sociedades de Astronomia nos outros estados da Federação. Publicou vários artigos científicos em revistas e jornais no nosso estado, por exemplo, no O POVO, possuía uma coluna intitulada "Visão do Cosmos", e escrevia até para jornais de outros estados do nordeste e sudeste brasileiros.

Francisco coelho filho, jandira carvalho, capitão perdigão, tenente tardio, rubens de azevedo, Eduardo Bezerra neto (Membros da SBAA)


Grande estudioso da Lua, elaborou em 1949 o primeiro mapa da Lua do Brasil, em que uma cópia até hoje pode ser encontrada no Museu do Eclipse, em Sobral. É autor de vários livros sobre astronomia e artes como Uma viagem Sideral (Fortaleza-1949), O Desenho sem Mestre (São Paulo-8 edições, sendo a primeira edição em 1954), Selene - A Lua ao Alcance de Todos (São Paulo-1959), Lua - Degrau para o Infinito (São Paulo-1942), A Bandeira Nacional (São Paulo-1967), Na Era da Astronáutica (São Paulo - 1967 a 1980 - 8 edições), No Mundo da Estelândia (São Paulo-1970), O Homem descobre o Mundo (São Paulo-1981), entre outros.
Colaborou também com vários artigos em outros livros e revistas como Atlas Geográfico Melhoramentos, Pequeno Atlas Geográfico Melhoramentos, Novo Dicionário Brasileiro Melhoramentos, A Geologia Aplicada à Selenografia (In Revista a Escola de Minas- Ouro Preto, MG - Vol. 31, nº 6), entre outros. Participou de vários Encontros, Congressos e Simpósios sobre Educação, Pedagogia, Geografia, Astronáutica e Astronomia no nordeste, no sul do país e até em outros países como a Argentina. Já recebeu várias condecorações, presidiu e foi membro de várias instituições além da SBAA, como o Instituto Histórico e Antropológico do Ceará, do qual foi presidente.


Foi membro do Instituto de Genealogia e Heráldica da Paraíba, membro da União Brasileira de Escritores (Seção Amazonas), diretor da Casa de Cultura Raimundo Sela, diretor do Observatório da Paraíba e presidente da União Brasileira de Astronomia (UBA). Foi também professor e coordenador do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e idealizador da criação de um Planetário para Fortaleza, idéia esta que culminou com criação do planetário que leva o seu nome no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Hoje, infelizmente o Professor Rubens de Azevedo nos deixa. Mas a chama da divulgação não se apagou, pois várias outras instituições atualmente no Brasil e no mundo realizam trabalhos que começaram com sua filosofia e a do astrônomo francês do século XIX Camile Flammarion, do qual seu Rubens foi um adepto fiel. Nós, astrônomos amadores e profissionais cearenses, prestamos neste momento nossa homenagem a esse pequeno homem em estatura, mas grande na sabedoria, na humildade e nas atitudes. "Sentiremos saudades, Professor Rubens de Azevedo!"



O texto acima é uma adaptação autorizada que fiz de um artigo escrito por George Yure de Andrade Castro, publicado no Jornal "O Povo"de 27/10/07. O texto original era uma homenagem ao professor Rubens que já se encontrava debilitado.
George Yure de Andrade Castro é professor, pesquisador, historiador graduado pela Universidade Federal do Ceará e astrônomo amador filiado ao Clube de Astronomia de Fortaleza (http://www.casf.cjb.net/). georgeyure@yahoo.com



Paulo Régis,


Postado por: Denis Moura

Um comentário:

yure disse...

ESSA FOI UMA GRANDE PERDA PRA ASTRONOMIA CEARENSE E BRASILEIRA

DESCANSE EM PAZ SEU RUBENS E SAIBAS QUE A DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA CONTINUARÁ.