• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Parlamento Europeu autoriza sistema Galileo


(Correio da Manhã - Portugal) O Parlamento Europeu (PE), reunido em Estrasburgo, autorizou esta quarta-feira a implementação do sistema de navegação por satélites Galileo, que deverá estar operacional e pronto a rivalizar com o GPS norte-americano até 2013.

A decisão, tomada quase por unanimidade, é o culminar de um longo processo e confere a base jurídica ao projecto, que dispõe já de um orçamento e de um plano de implementação detalhado.

Em 2007, o projecto Galileo sofreu um retrocesso devido ao fracasso nas negociações com o sector privado, que forçava a UE a disponibilizar 2,4 milhões de euros, para além dos mil milhões já contemplados no orçamento para 2007-2013. Contudo, acabou por ser alcançado um acordo entre os 27 Estados-membros da UE durante a presidência portuguesa, no segundo semestre desse ano.

O sistema de navegação Galileo é composto por 30 satélites, que serão colocados em órbita a cerca de 24 mil quilómetros de altitude, e foi pensado em 2001 com o intuito de terminar com a dependência do sistema norte-americano GPS (de origem militar).

A fase de implementação do projecto, que compreende a criação de todas as infra-estruturas espaciais e terrestres, deverá decorrer entre 2008 e 2013, ano em que se prevê estar operacional.

Nenhum comentário: